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O novo momento do corretor de seguros com a chegada das Insurtechs


Fonte: Segs.com


Sou ciclista há pelo menos 25 anos e venho acompanhando sempre com um olhar atento o avanço de praticantes na modalidade. Enquanto vemos um grande volume de bicicletas nas ruas, que, segundo a Associação Brasileira (Abraciclo) - entidade que representa o setor de duas rodas - estima-se uma frota nacional de 70 milhões de veículos. Em paralelo, crescem os números de acidentes que envolvem ciclistas, agravando a ocorrência de roubos e furtos.

Compreendi que precisávamos de proteção, e vi a oportunidade de atender o setor de micromobilidade. Iniciei em 2007 um levantamento de dados do setor e somente depois de quatro anos, lancei-me como corretor de seguros. Criei um produto exclusivo focado no segmento e me tornei o primeiro a propor uma apólice de seguro para o ciclista.Em 2015, abrimos a possibilidade de revenda para outros corretores. Mesmo assim, o negócio não atendia às expectativas.

O que nos faltava era escalabilidade, e entrar, de fato, no mundo digital.Depois de muitas pesquisas e tentativas, encontrei a Kakau.co. Uma insurtech com presença forte em UX e tecnologia, e que poderia nos trazer a experiência que precisávamos com o cliente. Para inovarmos com um produto desmaterializado, democrático e digital.

Um seguro focado em micromobilidade precisa se valer hoje de recursos como Inteligência Artificial, para aprimorar ainda mais a experiência do usuário, gerando assim mais inovação ao mercado e dados para melhorar o seguro junto a seguradora parceira.Há um consenso de que o brasileiro está pouco acostumado a pensar em prevenção.

Por essa razão, empresas e corretores, que pararam no tempo ou que não oferecem seguros práticos, acabam saindo de cena mais rápido do que se prevê. Com isso em mente, sabia que era preciso se mexer.A parceria com a Kakau.co foi mais um movimento acertado para conseguirmos entregar um produto cada vez mais eficiente.

Foi a união perfeita de habilidades distintas: corretor, insurtech e seguradora. Com serviços oferecidos por meio de uma plataforma 100% digital, os contratos são mais práticos e acessíveis aos clientes. Junto com essa tecnologia, temos mais capacidade de atender às necessidades dos ciclistas de forma específica e personalizada.Do mesmo jeito que as bicicletas estão ficando mais modernas e com valor de mercado extremamente alto, em especial, no Brasil é o nosso dever acompanhar esta onda de inovação em pilares e princípios. Entregar o que o consumidor deseja e precisa.

Os produtos e serviços não são mais feitos “para os consumidores” e sim “com os consumidores”.Neste sentido, as insurtechs estão revolucionando o jeito de vendermos apólices e fazendo a inclusão financeira daqueles clientes que nem sempre se atentam à importância de se ter um seguro. A assistência digital eleva a experiência do assinante e quem está interessado na mobilidade individual quer serviços descomplicados, que correspondam plenamente às suas expectativas.Henrique Better, diretor da Better Seguros, empresa especializada em seguros para mobilidade.


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