Notícias

Rating da Marítima mantém-se no nível mais elevado: Muito Bom pelo 7º ano consecutivo


Fonte:

Fonte: Seguros.inf.br

A Marítima Seguros recebeu a classificação de gerenciamento e risco MUITO BOA em estudo realizado pelo pesquisador Francisco Galiza (Rating de Seguros), pelo sétimo ano consecutivo.

Dentre os fatores favoráveis da análise de Galiza, destaca-se a excelente imagem que a empresa possui junto ao público por ser tradicional no mercado brasileiro, sobretudo nos ramos Auto e Saúde, além de sua equipe de funcionários competentes e experientes, o que permite à empresa projetar margens de rentabilidade positivas e ampliar e fortalecer as práticas de gestão, compliance e controles internos. Essa equipe também evoluiu em números, passando de 1390 (final de 2006) para 1.452 funcionários (final de 2007).

A Marítima também se destacou pelo investimento nos cursos para corretores: houve um total de 23.153 participações em treinamentos, nos ramos Auto, Saúde, Vida e Riscos Especiais, um crescimento de 26% em relação ao ano de 2006.

Galiza aponta ainda que, recentemente, a seguradora otimizou seu canal de vendas, através do desenvolvimento dos produtos oferecidos e das ampliações em Pessoas e Riscos Especiais.

Além disso, a companhia já se encontra totalmente preparada para a abertura do mercado de resseguro, com sistemas desenvolvidos junto a parceiros internacionais.

Outro fator importante é a diversificação operacional da companhia, com o crescimento do segmento de Riscos Especiais, que já representa 31% do total da companhia. Nesse item, o seguro mais importante é o de Riscos Empresariais, que atinge quase 10% do mercado, tendo gerado uma receita de R$110 milhões em 2007.

De um modo geral, na análise dos números, Galiza observou uma tendência constante de resultados positivos. Segundo o pesquisador, destacam-se os seguintes aspectos na gestão da seguradora:

*O Patrimônio Líquido registrado pelo Grupo Marítima foi de R$ 90,7 milhões em 2007.

*A empresa considera que a Tecnologia de Informação é um dos pilares estratégicos para seu crescimento. Em 2007, a companhia investiu 40% a mais em projetos de TI em relação a 2006.

*Na análise dos números, observa-se uma tendência constante de resultados positivos. Esse fato tem se espelhado no comportamento das contas, crescentes em todo o período.

*A Marítima trabalha com um bom nível de ativos disponíveis para aplicação. Essa situação pode ser creditada, principalmente, aos resultados positivos obtidos, com sua posterior capitalização. No que se refere às margens de rentabilidade de seus ativos, a seguradora segue o padrão do mercado.

Importante: a análise completa do material pode ser obtida diretamente no site da Marítima Seguros: http://www.maritima.com.br/maritima/web/ratings/rating_2007.pdf


« Voltar