Notícias

Pesquisa vai mostrar como fundos poderão transferir seus riscos


Fonte:

Fonte:DCI

Ampliar a gama de possibilidades de transferência de risco dos fundos de pensão é um dos objetivos da Munich Re, primeira empresa estrangeira do setor de resseguro a atuar no País como operadora local. Este é o primeiro passo para a Munich Re iniciar a comercialização de produtos de resseguro no Brasil.

Para isso, uma pesquisa, em parceria com a Mercer, junto aos fundos de pensão será lançada no site da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), associação que reúne cerca de 300 fundos de pensão na proxima semana.

Segundo Mônica Fraga, diretora da Mercer, o objetivo do questionário de avaliar o interesse do mercado potencial em transferir riscos para o ressegurador. "A vantagem do resseguro é oferecer condições de risco melhores", diz Mônica. Segundo ela, o mercado de resseguros no Brasil é muito novo e ainda não está delineado.

De acordo com a Secretaria de Previdência Complementar (SPC), há divergências entre as Leis Complementares 109 e 126 (que abriu o mercado de resseguro) e é preciso aguardar o resultado da pesquisa para que a lei possa ser revista.

Resultado

A pesquisa será divulgada no final de outubro. A contratação do resseguro para os fundos já está em avaliação pela SPC, que após o resultado da pesquisa irá propor uma regulamentação do tema para o setor. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) conseguiu cumprir sua meta de liberar a operação de 20 corretoras de resseguros até o fim de junho com a entrada da Colemont Brasil Corretagem de Resseguros.

O monopólio do mercado foi quebrado em 17 de abril. Desde então, estão autorizadas a operar de forma local, com reservas 100% nacionais, as resseguradoras Munich Re, J. Malucelli e IRB-Brasil. A espanhola Mapfre Re atua em caráter eventual (empresa constituída no exterior, sem escritório de representação no Brasil). Além da Scorre, estão como admitidas Transatlantic Re, Lloyds, XI Re, Scor Global Life, Swiss Re e Swiss Re América.

De acordo com dados da Susep, o Brasil conta pedidos de operação de 32 resseguradoras, sendo que 14 já estão aprovadas, incluindo o antigo instituto de Resseguros do Brasil (IRB), e as 18 restantes estão em processo de análise.

"De acordo com dados da Susep o Brasil conta pedidos de operação de 32 resseguradoras, sendo que 14 já estão aprovadas, incluindo o antigo IRB-Brasil"


« Voltar