Notícias

Henrique Meirelles fala de política monetária em reunião da CAE


Fonte:

Fonte: Fenaseg

À espera da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da próxima semana, quando da definição da taxa básica de juros, a Selic, os olhos do mercado financeiro miram a exposição que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, faz, desde às 10 horas de hoje, aos membros da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, sobre a política monetária, conforme determina a resolução do Senado (nº 32/07), que prevê encontros trimestrais.

Além da fala de Meireles, também o resultado das vendas do comércio varejista nacional em maio, a ser divulgado hoje, é aguardado pelos analistas, tendo em vista que poderá confirmar ou não sinais de desaceleração na demanda.
"Muito embora os dados disponíveis ainda não corroborem, começam a se avolumar sinais que apontam para uma desaceleração do consumo nos próximos meses. O poder de compra do consumidor diminui sob o peso dos altos índices de inflação recentes, corroendo o rendimento real, ao mesmo tempo em que aumenta o comprometimento da renda por conta da elevação dos aluguéis (corrigidos pelo IGP-M) e pelos juros mais altos. A expansão do crédito começa a perder fôlego. Crédito mais caro, devido ao encarecimento da captação, inadimplência em alta, forçando os bancos a uma postura mais cautelosa, devem frear o crescimento da oferta de empréstimos nos próximos meses", diz relatório da SulAmérica Investimentos.

Por ora, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) mantém inalterada a previsão de crescimento nominal do mercado consolidado (seguros, previdência e capitalização), que deverá oscilar de 17% a até 22% este ano.


« Voltar