Notícias

Presidente do Sincor-PE acredita que Lei Seca irá reduzir valor do seguro


Fonte:

Fonte:Sincor-PE

A possibilidade da Lei Seca trazer benefícios também para o bolso dos motoristas foi registrada pelo presidente do Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros de Pernambuco (Sincor-PE), Carlos Valle, como mais uma mostra do compromisso e da seriedade do mercado de seguros. "Como sempre, o mercado mostra competência em acompanhar a aplicação das leis e analisar de que forma as inovações na legislação podem mudar o cenário do mercado e beneficiar o segurado", declarou Valle, otimista quanto a possível redução do seguro de veículos.

De acordo com a presidência da Fenseg, se, nos próximos meses, for comprovada realmente uma redução no número de acidentes por causa da implantação da nova lei seca, junto com a diminuição nos acidentes, cairá o preço do seguro dos automóveis. "Se houver menos vítimas de acidentes de trânsito e baixarem os sinistros por colisões, tudo vai diminuir e impactar o preço do seguro", disse Jayme Garfinkel, presidente da entidade. Ainda segundo avaliação da Federação, o prazo para que o mercado reavalie os preços é de três meses.

O advogado especializado em seguros, Antônio Penteado, explica, porém, que a queda no número de acidentes não será sentido no bolso do consumidor na mesma medida que uma possível queda nos acidentes. "Caso o número de acidentes caia 10%, para o consumidor a queda deve representar, a princípio, desconto de 4% a 5% no seguro". Isso ocorre porque há uma parcela de acidentes causados por motoristas embriagados cujos prejuízos são pagos pelas seguradoras.

Estatísticas da Fenseg apontam também que as indenizações pagas por causa de colisões (com perda total ou parcial) representaram 54% (R$ 2,5 bilhões) dos desembolsos totais em 2007. Roubo e furto são a segunda causa de indenizações, aproximadamente 42% do total dos pagamentos de 2007.


« Voltar