Notícias

Marítima Seguros inicia projeto de conversão para IFRS


Fonte:

Fonte: Parana Shop

A Marítima Seguros está se preparando para atender as exigências da nova Lei contábil 11.638, antigo Projeto de Lei 3741/00, aprovada em 2007, que obriga as empresas privadas com ativos acima de R$ 240 milhões ou receita bruta superior a R$ 300 milhões a seguir as normas vigentes para as companhias de capital aberto.

Nesse contexto, as Demonstrações Financeiras consolidadas de companhias seguradoras também terão de ser emitidas seguindo as normas internacionais de contabilidade, baseadas nos International Financial Reporting Standards (IFRS), a partir de 2010.

Para isso, a companhia está iniciando o diagnóstico, implantação e adaptação das normas IFRS, em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC).

Com uma equipe formada por auditores e consultores com especialização técnica contábil nas normas IFRS, especificamente para a indústria de seguros, a PwC vai auxiliar a Marítima Seguros a realizar a conversão para as normas contábeis IFRS. O projeto está estruturado em três etapas principais:

1 - diagnóstico e estudo preliminar: identificação e análise das práticas contábeis atualmente adotadas pela Marítima e as normas IFRS, denominadas diferenças de GAAP"s;

2 - avaliação das diferenças e valorização das reconciliações iniciais: para as diferenças identificadas no diagnóstico, definir as metodologias de cálculo e apurar os respectivos valores;

3 - mudança integrada: orientação na preparação das demonstrações financeiras pelas normas IFRS, necessidades de alterações de processos e sistemas e acompanhamento de atualização de normas.

Esse projeto é mais uma conseqüência dos investimentos que a Marítima Seguros tem feito, visando à abertura de capital, atenta ao bom momento da economia brasileira.

As firmas que compõem o network PricewaterhouseCoopers possuem uma equipe de profissionais qualificados em IFRS. São mais de cem especialistas certificados ou diplomados em IFRS pelo Association of Chartered Certified Accountants e pelo Institute of Chartered Accountants e uma equipe de quase 400 pessoas qualificadas pelo sistema de IFRS PwC P2P, além de pessoal treinado na metodologia de conversões em eplatform (TransitionIFRS), desenvolvida para os projetos de conversão na Europa. A PwC Brasil mantém continuamente, nos últimos dez anos, profissionais alocados em intercâmbio no escritório técnico de IFRS em Londres.

No segmento de auditoria de seguradoras, a PwC é líder no mercado brasileiro pelo critério de prêmios retidos, segundo a Revista Exame - Melhores e Maiores/2007.

Sobre a Marítima Seguros:

A Marítima, empresa nacional com 65 anos de mercado, é uma das seguradoras mais sólidas do país, apoiada no tripé experiência, tradição e modernidade. A companhia está presente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil, com escritórios espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará, sendo um dos maiores grupos seguradores do país. Sua história está calcada em atendimento eficaz e personalizado aos segurados e agilidade no pagamento de sinistros e reembolsos (os mais rápidos do mercado), que se somam a um amplo suporte a prestadores de serviços e mais de 15 mil corretores ativos, que são seu único canal de distribuição. A base de tudo isso é a estrutura tecnológica de ponta da Marítima Seguros, permanentemente renovada. Além disso, a seguradora está ampliando seus mecanismos de Controles Internos e Governança Corporativa, dando continuidade às ações que fazem parte do processo de fortalecimento de sua estrutura empresarial, dado que há grandes perspectivas e desafios para o período 2008-2010, em especial de crescimento de 6% do PIB até o final desta década.

Sobre a PricewaterhouseCoopers:

PricewaterhouseCoopers (www.pwc.com) é um network global de firmas totalmente separadas e independentes, que presta serviços de auditoria, assessoria tributária e societária e assessoria em gestão empresarial com foco em segmentos econômicos específicos. Mais de 146.000 profissionais em 150 países conectam seu conhecimento e experiência para criar valor aos clientes das firmas membro e seus stakeholders.


« Voltar