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Fonte: Zero Hora

Estabilidade econômica e maior oferta de crédito favorecem aumento de vendas de seguros e a profissionalização do setor

Quem tem, espera nunca precisar deles. No entanto, o mercado de seguros não pára de crescer no Brasil. Para 2008, a expectativa da Superintendência de Seguros Privados (Susep), vinculada ao Ministério da Fazenda, é que o segmento atinja um crescimento de aproximadamente 20% no país, superando os 17% registrados no ano passado e totalizando um faturamento superior a R$ 78 bilhões.

Entre as motivações para o aumento da demanda por seguros, estão fatores como estabilidade econômica, aumento da concessão de crédito e redução dos riscos. A profissionalização do segmento também contribui, ampliando a confiança do consumidor.

- O mercado de seguros está em constante evolução, melhorando o atendimento e reduzindo as reclamações por dúvidas de interpretação de direitos e obrigações - afirma Jorge Martinez Caminha, membro da Comissão de Automóvel da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenaseg).

Existem diversos tipos de seguros no mercado: empresariais, patrimoniais, residenciais, agrícolas, automotivos, de vida, saúde, responsabilidade civil, transporte de pessoas e cargas, para embarcações e aviões, entre outros. Além disso, coberturas especiais podem incluir partes do corpo, coleções valiosas ou até mesmo animais de estimação.

- Jogadores de futebol entram em campo com seguro de suas pernas. Músicos fazem seguros para suas mãos. Há enologistas que fazem seguros do nariz, órgão fundamental para a degustação do vinho. Cantores e cantoras seguram as cordas vocais, e empresas de turismo buscam a proteção contra efeitos climáticos que frustram viagens de férias - acrescenta Celso Vicente Marini, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS).



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