Notícias

Susep ouvirá mercado para regulamentar assessorias


Fonte:

Fonte: CQCS/ Jorge Clapp

A Susep pretende regulamentar as assessorias de seguros com base nas sugestões que forem feitas pelas entidades que representam esse segmento. O anúncio foi feito pelo titular da autarquia, Armando Vergílio dos Santos Junior, durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação das Assessorias e Consultorias de Seguros do Rio de Janeiro (Aconseg-RJ), nesta quarta-feira: "peço ao Renato Rocha (novo presidente da Aconseg) e à sua diretoria que enviem para a Susep uma minuta com as propostas para a regulamentação desse segmento. Vamos analisar e discutir as questões técnicas e jurídicas. Depois, o tema será colocado em audiência pública, antes da regulamentação final", afirmou Armando Vergílio.

Para ele, as assessorias prestam um inestimável serviço para os corretores de seguros de pequeno porte, que podem ter acesso a uma estrutura física e operacional que não teriam se não fossem as assessorias.
Os presidentes da Bradesco Seguros, Luiz Carlos Trabuco Cappi; e da SulAmérica, Patrick de Larragoiti Lucas, também enalteceram o papel exercido pelas assessorias, principalmente no mercado do Rio de Janeiro.
Trabuco Cappi acentuou que as assessorias "têm grande importância para o mercado de seguros", especialmente neste momento em que o setor vive um momento ímpar, a reboque do processo de crescimento da economia.

Já Patrick de Larragoiti disse que, além do apoio ao corretor, as assessorias contribuem decisivamente "para incrementar a penetração do mercado de seguros".

Por sua vez, o presidente da Fenacor, Roberto Barbosa, pediu o apoio da diretoria da Aconseg-RJ para incrementar a criação de assessorias por todo o País: "essas empresas são muito importantes principalmente para o corretor de seguros que está chegando ao mercado, após obter o seu registro. Antigamente, esse corretor ia até uma seguradora e ficava amarrado a essa empresa. Agora, com a assessoria, ele pode atuar com várias companhias e com todo o suporte operacional necessário", observou Roberto Barbosa.

Em seu discurso, o novo presidente da Aconseg-RJ destacou que as 31 assessorias associadas à entidade respondem por 80% da produção global da carteira de automóveis no mercado do Rio de Janeiro, empregam 600 pessoas e atendem cinco mil corretores de seguros: "o modelo adotado no Rio é respeitado e copiado em outros estados", frisou Renato Rocha.


« Voltar