Notícias

Fenacor criará comissão técnica para estudar microsseguro


Fonte:

CQCS - Jorge Clapp

A Fenacor criará uma comissão técnica para estudar a implantação do microsseguro no mercado brasileiro. A idéia é reunir representantes de pequenas, médias e grandes corretoras de seguros, de várias regiões do país, que tenham, de alguma forma, acumulado expertise na venda de seguros para camadas mais pobres da população, especialistas internacionais. Esse grupo irá alinhavar um modelo que possa viabilizar a comercialização do microsseguro, pelo corretor, no mercado brasileiro.

No início do ano, alguns diretores da Fenacor integraram a missão comercial brasileira que esteve na China, com o intuito de conhecer as ações adotadas no mais populoso país do mundo para disseminar o microsseguro. Eles voltaram da viagem bastante impressionados com o que viram. Afinal, a China, bem como o Japão, Coréia, Vietnã e Índia estão trabalhando muito para que o seguro seja acessível à população de baixa renda. Esses países já vêm desenvolvendo profundos esforços para que isso seja possível, com o maciço apoio de seus governos.

A conclusão a que chegaram os membros da missão comercial foi a de que são inúmeras as possibilidades de utilização, no Brasil, do microsseguro. Nesse contexto, o microsseguro seria um modelo que se enquadraria perfeitamente nos seguros de vida, funeral, odontológico, agrícola, para pequenas propriedades e prestamista, entre outros.

No Brasil ainda não existe um produto que se possa chamar de microsseguro. Mas, capitaneados pela Susep, corretores e seguradoras se articulam visando a criar produtos com essas características, para atender um mercado consumidor que já existe. Por isso, a importância da criação daquela comissão técnica.


« Voltar