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Fonte: Fenaseg
Acompanhando os seguidos recordes das montadoras, também a frota brasileira de veículos dá saltos. De acordo com números do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota cresceu 8,3% em 12 meses encerrados em junho, ao sair de 47.272.299 veículos, em 2007, para 51.200.120, este ano.
O primeiro semestre deste ano foi o melhor da história da indústria automobilística nacional, com 2.405.212 unidades vendidas. Na comparação com o primeiro semestre de 2007, as vendas de veículos, principalmente automóveis, caminhões e motos, cresceram 27,14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, Hélio Cardoso Derenne, assinala que este avanço também provoca conseqüências no trânsito. "A experiência da Polícia Rodoviária Federal mostra que, em época de euforia econômica, as estatísticas rodoviárias disparam", afirma ele. Contudo, sob o efeito da Lei Seca, os números apresentados são melhores, com o recuo no número de acidentes nas estradas federais.
De acordo com o balanço da PRF, os Estados com alto índice de urbanização registraram quedas maiores que outras unidades da Federação. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, por exemplo, conseguiram reduzir a violência nas estradas em mais de 20%. A explicação é simples: nos centros urbanos, a PRF não trabalha sozinha. Conta com o atuação de polícias militares, guardas municipais e outros órgãos de fiscalização. "Infelizmente, nas zonas rurais, quase toda a fiscalização de trânsito recai sobre a Polícia Rodoviária Federal. É fundamental que neste momento todas as esferas do poder público trabalhem com o máximo empenho", afirma Derenne.
Em julho, ocorreram 10,5 mil acidentes nas estradas federais, com 530 mortes,14,5% a menos do que no ano passado (620), e cerca de 6 mil feridos. Em 2007, do mesmo total de acidentes resultaram 6.433 feridos.
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