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Consumidores voltam a reclamar mais na Susep


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Fonte: Jornal do Comercio

As reclamações contra as atividades de seguros, previdência e capitalização dirigidas à Superintendência de Seguros Privados (Susep) deram um grande salto este ano, depois de um recuo dos números ocorrido com a implantação de Ouvidorias nas seguradoras, a partir do segundo semestre de 2004.
Até junho, as queixas feitas à autarquia, relativas ao segmento de seguros, chegaram a 16.607, nada menos que 80,7% a mais do que na primeira metade do ano anterior. Em 2007, a quantidade de atendimentos cresceu apenas 12,7% sobre 2006.

No cômputo geral, as reclamações e consultas atingiram 29.447 no primeiro semestre, registrando expansão de 47,6% frente aos seis primeiros meses do exercício passado. No campo dos títulos de capitalização, a demanda do público ao serviço da Susep despencou 42,5%, com 373 atendimentos, situação que se repetiu nas consultas a empresas em regime especial (liquidação, intervenção, etc), que caíram 35,8%, com 486 casos.

DPVAT. Os consumidores, contudo, pressionaram mais as corretoras de seguros, contra as quais levantaram 994 queixas, 46,6% acima dos registros anotados de janeiro a junho de 2007. Contra os planos de previdência complementar aberta também houve aumento, de 24,7%, para 1.114 casos.

O aumento da demanda do público na área de seguros, no primeiro semestre, deveu-se, particularmente, ao seguro obrigatório de veículos automotores (Dpvat), que computou 8.954 atendimentos, crescimento de nada menos que 457,9% frente aos seis primeiros meses de 2007. Este número representou 53,9% do total das queixas catalogadas pelos técnicos da Susep na área de seguros.

No seguro de automóvel, segunda carteira mais importante do mercado segurador, as queixas também cresceram, ao pularem de 2.073, em junho do ano passado, para 2.322 atendimentos em até junho último. A alta foi de 12%. As reclamações subiram na mesma proporção, 12%, no ramo de vida, ao atingir em junho deste ano 2.551 casos.


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