Notícias

Crescimento de vendas tem reflexo no seguro


Fonte:

Fonte: Tarde | BA

O mercado de automóveis em franco crescimento no Brasil provoca inúmeras reações. Seja na geração de empregos, no faturamento de outros personagens da indústria ou até no aquecimento de setores da economia que têm uma ligação indireta.

Com o segmento de seguros, o reflexo é imediato, embora não proporcional. As vendas de automóveis novos, que cresceram 30% em relação ao ano passado, não se reproduziram no número de apólices vendidas pelas seguradoras, que ficou 10% maior.

Em parte, essa diferença existe porque muitos seguros de carros usados são transferidos para automóveis novos. "O mercado é movimentado tanto pelos novos entrantes como pelos carros usados.

Mas, entre os usados, houve redução, pela facilidade de crédito que motiva a compra do carro zero", analisa Pedro Pimenta, superintendente do Produto Automóvel da Allianz Seguros.

CONCORRÊNCIA - De olho no mercado crescente, a concorrência, é claro, se torna acirrada, principalmente no melhor filão, que é o segmento de automóveis zero. São, pelo menos, 30 companhias vinculadas à Susep - Superintendência de Seguros Privados -, órgão ligado ao Ministério da Fazenda que regula o setor.

Com tantos a oferecer o mesmo tipo de produto, obviamente, a alternativa para as empresas é buscar a diferenciação pelos serviços.

Ofertas de reboque e mecânico já são quase lugar-comum em todas as companhias. A Bradesco lançou recentemente o Smart Seg, um sistema de socorro que promete mais agilidade por conta do Segway, aquele veículo que mais parece um patinete com duas rodas paralelas e guidão, usado pelos correios americanos. "A idéia se encaixa em nossa proposta de oferecer uma opção ágil de atendimento", diz Carlos Eduardo Corrêa do Lago, diretor gerente técnico operacional da Bradesco Auto/RE.

A Generali, por sua vez, optou por fornecer um rastreador aos seus segurados. Um "agrado", que, além de um marketing simpático, ajuda a minimizar os riscos da companhia. A Allianz começou a oferecer carro reserva para o cliente não só em casos de sinistros, mas também por razões de pane no veículo.


« Voltar