Notícias

Marítima Penhor Rural: moderno, fácil e flexível


Fonte:

Fonte: RTJSA

A Marítima Seguros é a primeira seguradora no ranking Susep no segmento de equipamentos, no ramo Benfeitorias, e começou a atuar em 1º de agosto num novo nicho, o de Penhor Rural, com ótimo potencial de mercado e características semelhantes às do Seguro de Benfeitorias.
O Penhor Rural é uma das modalidades do Seguro Rural, e tem como objetivo cobrir perdas ou danos causados aos bens - equipamentos móveis e estacionários - diretamente relacionados às atividades agrícola, pecuária, aqüícola ou florestal, dados em garantia de empréstimos ou financiamentos rurais concedidos por instituições financeiras privadas. São também seguráveis os bens dados em garantia do crédito deferido às Cooperativas de produtores rurais ou por estas adquiridas, mediante financiamento, para próprio uso ou repasse a seus cooperados, bem como os vinculados aos títulos apresentados em garantia pelos cooperados, nas operações de refinanciamento, como determina a legislação vigente. Sua importância cresce na medida em que se expande o crédito agrícola concedido por instituições financeiras privadas (+ 35% em 2007 na comparação com 2006).
A Seguradora responderá pelas perdas e/ou danos materiais causados por quaisquer acidentes decorrentes de causa externa (inclusive incêndio, raio e explosão de qualquer natureza, operação de equipamentos próximo à água, roubo, furto qualificado e furto simples). Para isso, equipamentos novos e renovações são isentos de inspeção prévia.
O Marítima Penhor Rural é um produto exclusivo, com Condições Tarifárias totalmente reformuladas. O segurado é o proprietário do equipamento, e o beneficiário sempre será a instituição financeira privada que concedeu o crédito.
Além das amplas coberturas oferecidas, há isenção de Imposto sobre Operações Financeiras e permite-se a contratação plurianual, de prazo idêntico ao do contrato de crédito. Os limites de contratação, corretagem e descontos são similares aos do Seguro de Benfeitorias.
Além da cobertura básica, onde os eventos e riscos cobertos são amplos, o Segurado pode contratar coberturas adicionais: danos elétricos; pagamento de aluguel a terceiros; responsabilidade civil (para equipamentos móveis).
A taxação é definida caso a caso, com descontos de acordo com o perfil de cada risco. Podemos citar os seguintes descontos: aumento de franquia, experiência na renovação; desconto para equipamentos novos; desconto pela instalação de sistema de rastreamento e desconto pela quantidade de equipamentos contratados.
Além disso, foi desenvolvido um novo sistema de cálculo, muito amigável e de fácil assimilação, que agiliza a elaboração e aprovação de propostas (o Segurado pode emitir, por exemplo, equipamentos móveis e estacionários em uma única apólice).


« Voltar