Notícias

Mulheres podem pagar menos pelo seguro dos carros


Fonte:

G1

Se nas ruas as mulheres ainda são perseguidas pela fama de más motoristas, este mito não chega às seguradoras de automóveis. As mulheres já são quase 50% da clientela e, por serem consideradas mais cautelosas na hora de dirigir, podem pagar um pouco menos no valor total do seguro. E apesar de também causarem acidentes de trânsito, são as colisões envolvendo homens que terminam com mais freqüência em perda total do veículo.

Segundo o gerente de seguro de automóvel da Porto Seguro Seguros, Marcelo Sebastião, a mulher bate o carro com menos intensidade do que o homem. "Homens são geralmente mais ousados e têm dirigibilidade com velocidade mais elevada, causando perdas totais por colisão. Já a mulher trabalha muito mais com a prevenção do que com a reação."

O diretor executivo de automóveis da AGF Seguros, Marcelo Goldman, explica que as mulheres também são mais cuidadosas ao volante. "As mulheres batem com menos freqüência e os acidentes têm intensidade menor também. Isso porque elas andam mais devagar, bebem menos - o que contribui muito para a ocorrência de acidentes - e geralmente têm mais zêlo. Com isso, os danos médios dos acidentes envolvendo mulheres são menores."

As seguradoras consideram também que, apesar do grande número de mulheres ao volante nas ruas, elas ainda estão menos expostas aos riscos do que os homens. "A exposição da mulher é menor, pois elas dirigem menos tempo que os homens. Enquanto é jovem, muitas só guiam quando pegam o carro emprestado do pai ou do namorado. Depois de adultas, mesmo que elas tenham carro, muitas vezes ele fica na garagem", explica Goldman.


« Voltar