Notícias

Eletropaulo abre balcão de negócios para vender apólices


Fonte:

Fonte: Gazeta Mercantil | SP

Nos próximos meses, a AES Eletropaulo deverá anunciar uma nova parceria para gerir os produtos de seguros oferecidos a seus 5,7 milhões de clientes da Grande São Paulo. A distribuidora pretende triplicar os seguros vendidos via conta de luz em 2009 e aumentar a variedade de produtos.

"Nosso faturamento com seguros chega a R$ 2 milhões. É ainda uma pequena parte da receita global, mas esse segmento tem um forte potencial. Fizemos uma consulta ao mercado, que suscitou bastante interesse e achamos que muitas oportunidades poderão ser criadas para multiplicar nossa carteira de produtos e segmentar mais essa oferta em relação às necessidades dos nossos clientes", afirma Luiz Hernandes, diretor de desenvolvimento de mercado da Eletropaulo. As corretoras Marsh, Tokio Marine e a AON, atual parceira da concessionária, disputam a conta.

Hernandes disse a Gazeta Mercantil que a distribuidora busca um parceiro que tenha flexibilidade na oferta de produtos, boa parte deles voltados à baixa renda. "Precisamos formatar seguros que agregue valor, para educação, serviços de veículos, como resgate, para quem não pode fazer o seguro do carro, assistência funeral. Há uma grande demanda e muitas oportunidades para serem exploradas." Atualmente, 300 mil consumidores residenciais e pequenos estabelecimentos comerciais - 5,3% da base - assinaram apólices de um dos quatro produtos de seguros oferecidos pela Eletropaulo, cujos preços variam de R$ 4,90 a R$ 17,00. Garantias em caso de incêndio, enchente e perda de renda, além serviços de reparos domésticos e sorteio de prêmios mensais, são algumas das coberturas.

Responsável pela gestão do seguro oferecido aos pequenos empresários da base da Eletropaulo, a Marsh Affinity aposta na boa relação com a distribuidora para conquistar um espaço maior. "Nosso trabalho, que vai até o ano que vem, no mínimo foi um bom cartão de visita, nossa operação com a Eletropaulo é bastante estável e o reconhecimento que temos é positivo", comenta Rodrigo Ramos, gerente-executivo de operações da Marsh. Segundo ele, o diferencial da seguradora é desempenhar um trabalho centralizado. "Desenvolvemos uma plataforma operacional para fazer gestão da carteira, de acordo com o plano de marketing da empresa. Mapeamos todos os processos que envolvem a entrega do serviços como forma de centralizar a operação e entregar um serviço de qualidade", diz Ramos.

Com 75% do mercado segurador no segmento energia, a AON também está na briga para manter seu relacionamento com a Eletropaulo. Pela liderança, a corretora aposta no desenvolvimento de novos produtos, de acordo com as necessidades detectadas para cada grupo de consumidor, e ampliar os canais de vendas: internet, porta-a-porta e agências de serviços da concessionária.

Julio Cezar Juliato, diretor de canais alternativos da Tokio Marine, reforça o interesse da empresa em firmar parceria com a distribuidora de energia paulista. "É um mercado que vem ganhando muita força nos últimos três anos, com a vantagem de atingir um público massificado", diz. Para Juliato, terá preferência na escolha a seguradora que garantir altos aportes. "É um investimento pesado e de longa maturação. Numa cidade como São Paulo, há um custo elevado com correio, a seguradora tem que garantir um sistema com ampla capacidade de análises e produtos de primeira linha." O lado social também será lembrado. "O produto terá espaço nas classes C e D, se o cidadão ficar desempregado ele vai deixar de pagar a luz, então a seguradora deverá propor um serviço barato para cobrir essa preocupação até o reposicionamento do sujeito. É preciso existir uma conjugação social", afirma o diretor da Tokio Marine, que tem 20% da receita líquida de prêmios provenientes da distribuição de seguros massificados, entre eles aqueles ofertados na conta de luz.

A ACE tem parceria com 29 empresas de energia e gere produtos de 2 milhões de segurados. Na opinião da gerente de afinidades, Márcia Elubina Alves da Silva, o mercado está perto do saturamento. "Temos uma base de segurados já consolidada. Praticamente todas as companhias de eletricidade já identificaram o potencial de seguros tanto como gerador adicional de receita bem como na oferta de solução de seguro para os seus clientes, dessa forma o mercado está consolidado, na medida em que todas as empresas de energia, desenvolvem ou desenvolveram um programa de seguros."

Mercado em expansão

Outras distribuidoras de energia, no País todo, também se movimentam e buscam parcerias das corretoras de seguros. Do s 1,8 milhão de consumidores do Grupo Energisa, mais de 140 mil estão segurados. Os produtos, geridos pela AON, rendem R$ 560 mil ao faturamento da empresa, que fornece energia para quatro estados - Rio de Janerio, Minas Gerais, Paraíba e Sergipe.

A energética Ampla atende 2 milhões de consumidores no Rio de Janeiro, dos quais 300 mil optaram por algum dos 25 produtos de sua carteira. Os seguros representam 6% do faturamento da distribuidora no primeiro semestre deste ano (R$ 127 milhões).

(Gazeta Mercantil/relatorio - Pág. 3)(Luciano Máximo)


« Voltar