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Fonte: Gazeta Mercantil | SP
Com uma ampla rede de distribuição e custos menores, o varejo é hoje um canal de distribuição de seguros mais eficiente do que muitos bancos e as tradicionais vendas via corretor, porque aproveita o fortalecimento da renda das classes D e E nos últimos anos para oferecer uma ampla gama de produtos nunca antes consumidos por famílias mais pobres. Os produtos oferecidos, antes limitados apenas ao garantia estendida e prestamista, agora conta com itens mais sofisticados, como seguros residencial, vida e até odontológico.
O negócio, que cresce acima do ritmo do mercado convencional, também desperta o interesse de varejistas e seguradoras pelo retorno financeiro alcançado. De acordo com Christianne Reis, diretora de desenvolvimento da AON Affinity, apólices de seguros fechadas no varejo podem representar até 50% do lucro das redes. Reis destaca outro benefício: "Redução da inadimplência e fidelização do cliente. É um importantíssimo canal de distribuição de seguros massificados, com capilaridade maior que a dos bancos."
Esse potencial levou grandes grupos varejistas, como Pão de Açúcar, Magazine Luiza e Carrefour, a estabelecerem suas próprias empresas gestoras de seguros. A FIC - financeira criada em 2005 pela parceria entre o Itaú e a Companhia Brasileira de Distribuição (CDB), do grupo Pão de Açúcar, é uma das que investe para ampliar a oferta de seguros.
Os principais produtos da FIC são o garantia estendida e o perda e roubo para cartões private label e co-branding da rede CDB, que também inclui o hipermercado Extra. Dos 4,5 milhões de cartões de clientes do Pão de Açúcar e Extra, 70% tem o seguro proteção e roubo imbutido. "O seguro vendido em lojas de varejo sai bem mais barato, o custo operacional é muito baixo e por isto as redes investem na oferta do produto", diz Gomes. "Um seguro de perda e roubo sai por R$ 2,99 e o residencial por apenas R$ 4,99." A FIC também tem planos expandir essa base em 2009. "Começaremos o ano que vem com outro produto entrando na prateleira, o seguro odontológico, que está em elaboração", revela.
Por meio de parceria com a seguradora Cardif, a rede de lojas Magazine Luiza, desde 2002, aposta suas fichas nos seguros prestamista e garantia estendida, operacionalizados pela financeira LuizaSeg, criada especialmente para cuidar de vendas de seguros. "Dos produtos que podem ter o garantia estendida, 50% deles saem da loja com o seguro feito." explica Luis Felipe Lebert Cozac, diretor-geral da LuizaSeg.
Desde 2000, quatro tipos de seguros são oferecidos na rede de lojas do Carrefour. "Até o final do ano, os clientes que passarem por uma de nossas lojas já poderão contratar nossos novos produtos, como seguros de automóvel, educacional, odontológico", conta Ricardo Barreto, diretor do Carrefour Soluções Financeiras.
(Gazeta Mercantil/relatorio - Pág. 2)(Luciano Máximo e Jiane Carvalho)
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