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Fonte: IT Web - www.itweb.com.br
Projeto está baseado em governança, SOA e BPM
Uma arquitetura de sistemas e aplicativos em que as informações de um cliente (como seu histórico, perfil e padrão de consumo) podem ser acessadas, modificadas e intercambiadas entre as diferentes áreas de negócios da empresa e até entre empresas de um mesmo grupo. O salto na qualidade do atendimento e da prestação de serviços, além do potencial de vendas, é visível - isto sem contar os benefícios operacionais. Assim se resume um dos motes do projeto de gestão corporativa de conteúdos, empreendido pelo Bradesco Seguros e Previdência.
A idéia está dentro do guarda-chuva da governança de TI da seguradora, que também executou a integração de um ambiente heterogêneo para uma arquitetura orientada a serviços (SOA, na sigla em inglês) e gestão de processos de negócios. A jornada da governança começou em 2006, com a incorporação de diferentes sistemas, como a plataforma corporativa em mainframe, o banco de dados principal DB2 (IBM) e a baixa plataforma com direcionamento mais forte para Java, além de um legado de ferramentas em .Net, da Microsoft, e data warehouse da Oracle, entre outras.
Ricardo Águia, superintendente-executivo de governança e relacionamento do Bradesco Seguros e Previdência, conta que a visão adotada na TI busca sinergia com a governança corporativa da empresa. Portanto, o objetivo perseguido era atender às necessidades dos profissionais e do negócio. "Fazer com que os conteúdos empresariais fiquem disponíveis para diferentes áreas, por meio de um serviço comum. E também para outras companhias da holding que se beneficiem de tais informações, como o Bradesco Saúde", explica.
Foi neste sentido que a adoção da SOA - criar uma estrutura em que os serviços estivessem disponíveis para qualquer arquitetura - foi relacionada ao gerenciamento de processos de negócios (BPM, na sigla em inglês). "Conseguimos o alinhamento de SOA e BPM com a compra de ferramentas específicas", relata Águia. O modelo foi desenhado com a ajuda da BRQ, empresa de serviços de TI.
Parceria
Como agente facilitadora IBM, a BRQ auxiliou na seleção das ferramentas adequadas, incluindo o DB2 Content Manager, Portal Server, Process Server (antigo Business Integrator) e Message Broker da linha WebSphere, todas da IBM. A fase seguinte do projeto, finalizada em junho último, compreendeu uma série de pesquisas junto a consultorias especializadas e à própria IBM, para encontrar a melhor maneira de disseminar os conceitos advindos da implementação de SOA, BPM e governança ao longo da companhia.
Assim, conta Águia, o Bradesco Seguros e Previdência chegou ao levantamento das principais demandas das áreas de negócios que deveriam ser construídas sobre aquele ferramental. Até agora, o projeto envolveu 25 pessoas, sendo 15 delas dentro da estrutura de governança, além de profissionais da BRQ, CPM Braxis e IBM, fornecedoras do projeto.
A equipe identificou também a existência de um produto da FileNet, empresa comprada pela IBM, para a construção de fluxos de trabalhos de imagens e documentos. O FileNet será integrado ao Content Manager com objetivo de construir a plataforma completa de gestão de conteúdos corporativos, dentro de arquitetura orientada a serviços e com processos de negócios implementados.
A empresa parte agora para a etapa de implementação dos projetos que resultam do levantamento das necessidades. Na opinião do superintendente, o maior desafio até agora foi o investimento cultural, pois a governança mudou a forma da TI trabalhar. "Investimos para capacitar o grupo de tecnologia a ter uma visão de médio e longo prazo", afirma.
Águia pontua que uma reavaliação de processos como a que está empreendendo sempre gera ganhos. "A nova arquitetura vai dar mais velocidade ao desenvolvedor", exemplifica. Para o negócio, as novas ferramentas vão apoiar as mudanças de processos solicitadas por um gestor, e oferecem possibilidade de se observar gargalos que limitem o fluxo de trabalho. "É uma forma de dar mais agilidade à oferta ao cliente", ilustra.
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