Notícias

Seguro de Transporte Internacional - Importação


Fonte:

Fonte: Notilog

As importações brasileiras estão em franca expansão tendo em vista os diversos fatores como o aquecimento do mercado interno, valorização da moeda, mão-de-obra externa barata, entre outros.

Muitas empresas sabem onde comprar contratam ótimos profissionais em comércio exterior, cuidam de todos os detalhes para que seu processo de importação ocorra perfeitamente, e por algum motivo a mercadoria é roubada ou ocorre alguma avaria, neste momento uma pergunta aparece com luzes fortes e piscantes: E agora a quem devemos recorrer?

Se o seguro de importação foi contratado ótimo! Mas se não foi, tenha certeza que se dará início a uma longa jornada para verificar de quem é a responsabilidade pelo dano: importador, exportador, transportadora, agente de carga, etc.

Muitas empresas não contratam o seguro de importação por acreditar que o custo é muito alto ou que é desnecessário tendo em vista o valor da mercadoria. Mas essa visão é sustentada até o momento em que ocorre a primeira perda, pois diante do primeiro sinistro fica claro que o beneficiado seguro é muito maior que o custo.

O seguro de importação além de garantir a reposição do bem em caso de qualquer perda, possui ainda outras coberturas acessórias como despesas, lucros esperados e impostos, que também serão indenizados em caso de sinistro.

Outro benefício do seguro de importação que podemos comentar é a vistoria que será feita por empresa especializada, caso tenham algum indício de avaria na mercadoria. A despesa dessa vistoria é por conta da seguradora.

Vale ressaltar ainda que o seguro de importação também cobre danos/perdas em caso de Avaria Grossa, onde todos os embarcadores são solidários a perda ocorrida com todas as cargas que se encontram no navio.

Diante disso aconselhamos a to-dos os importadores que consultem um Corretor de Seguros especializado, para que ele apresente uma cotação de seguro de importação que atenda as necessidades de sua empresa, com custo extremamente baixo diante da tranqüilidade que sua empresa terá.


« Voltar