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Fonte : Valor Econômico
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) também precisa de mais funcionários. Até o ano passado, a autarquia cuidava apenas do mercado de seguro, previdência e capitalização, regulando e fiscalizando cerca de 180 seguradoras. Agora, o trabalhou dobrou, porque o órgão também fará o mesmo com o mercado de resseguro.
Por isso, a Susep pediu autorização ao Governo Federal para fazer um concurso público o mais rápido possível. A idéia é contratar 250 profissionais, no prazo de três anos. Serão 90 pessoas ainda este ano, 90 em 2009 e o restante em 2010.
Segundo Armando Vergilio dos Santos, superintendente da Susep, o último concurso público foi feito em 1994. Na época, o setor de seguros, previdência e capitalização representava cerca de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Hoje, o setor mais que dobrou esta participação, para cerca de 3,7% do PIB e a autarquia continua com o mesmo número de funcionários, fora as aposentadorias e outras pessoas que saíram para o setor privado. Soma-se a isto as novas atribuições de fiscalizar as resseguradoras e o quadro fica ainda mais grave, afirma.
A Susep tem atualmente cerca de 350 pessoas. Enquanto o Banco Central possui aproximadamente 5 mil funcionários para fiscalizar 160 bancos. Vergilio acredita que muitos destes profissionais, por entenderem do mercado de seguros, vão ser alvo de contratação de algumas resseguradoras. "Primeiro é preciso dominar o setor de seguro para depois ir para o resseguro", diz. O concurso da Susep foi autorizado pelo Ministério da Fazenda e o do Planejamento e agora está sendo analisado pela Casa Civil.
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