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Fonte: RTJSA
As contratações de seguro Garantia entraram em uma nova fase. Após a abertura do mercado de resseguros, que antes era exclusividade do IRB Brasil - RE (antigo Instituto de Resseguros do Brasil), as seguradoras que operam no ramo Garantia precisaram se adequar as novas regras para obtenção de recursos de outros players que ingressaram nesse mercado.
Atualmente, existem três companhias locais, além de outras 17 internacionais, que podem atuar como resseguradoras de empresas brasileiras. Com isso, a quantidade de normas que precisam ser atendidas cresceu bastante. Algumas oferecem uma espécie de linha de crédito para as seguradoras do ramo Garantia poderem finalizar seus contratos.
Uma das companhias que sentiu a necessidade de mudanças foi a Berkley Internacional. "O sistema tem de estar adequado ao mercado aberto, que exige um detalhamento muito maior do perfil da carteira de negócios da Companhia. Além disso deve ter aplicabilidades que permitam a otimização da capacidade contratada, explica Luciana Natividade, diretora Comercial da seguradora.
O seguro Garantia tem por finalidade assegurar o cumprimento de contratos, cobrindo os eventuais prejuízos causados por alguma "quebra" no acordo. Geralmente este seguro é utilizado na construção civil, principalmente em grandes obras como a construção de viadutos e estações de metrô. Entretanto, pode ser aplicado também em contratos de prestação de serviços, fornecimento e obrigações aduaneiras.
Para atender a essas necessidades, a I4PRO - empresa especializada em Tecnologia da Informação para seguradoras - foi chamada para implementar as mudanças necessárias na aplicação e nos processos. O sistema desenvolvido, ajuda a dimensionar o contrato de acordo com o perfil do cliente e contribuiu também para a negociação de uma linha de crédito melhor.
A implementação realizada confere ao sistema uma parametrização ampla de contratos de resseguro e do processo de emissão, permitindo um apontamento imediato das diretrizes finais de cada apólice. "Aumentamos a nossa capacidade de reter negócios e riscos, facilitamos a renovação de contratos internacionais e tornamos todo o processo auditável", comemora Luciana.
"A correta e completa administração de Resseguros é peça fundamental para qualquer sistema moderno de Suporte Integrado aos Processos de Negócios, razão pela qual foi implementada no I4PRO ERP. O momento é de mudança e a mudança é positiva. Nossa empresa está engajada em tornar a administração de resseguros transparente aos clientes, adaptando os produtos da I4PRO às necessidades apontadas", afirma o diretor de Marketing, Mauricio Ghetler.
Outra evolução foi a implementação de documentos assinados digitalmente, que conferem agilidade em todo o processo de geração, aprovação e envio das apólices para tomadores, corretores e clientes. Com o mesmo valor de uma assinatura no papel, a eletrônica torna possível o envio de originais para parceiros de negócios via Internet sem precisar imprimi-los. As apólices podem ser emitidas online - tanto pelo tomador, como pelo segurado.
O armazenamento e suporte fica centrado no ERP e no ECM da I4PRO, softwares que permitem administrar e processar quantas assinaturas sejam necessárias para cada documento, mediante regras de negócios. Toda a documentação é automaticamente atrelada à apólice e inserida no sistema de seguros.
Os investimentos em TI devem impulsionar ainda mais os negócios da Berkley. A companhia calcula que o seu market share deve saltar dos atuais 7% para 12% em 2009. O valor de prêmios emitidos deve chegar a R$ 30 milhões ao final deste ano, mais do que o dobro registrado em 2007, quando a companhia contabilizou 12 milhões.
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