Notícias

Previdência na Infância


Fonte:

Fonte: Folha de Londrina | Seu direito | PR

Quais as vantagens dos planos de previdência para crianças? Uma das principais vantagens do plano de previdência para a criança seria a preparação para a estabilidade financeira, ou ainda pelo menos um início de carreira profissional mais tranqüila.

O depósito mensal para a previdência privada por parte dos pais em favor da criança assegura tranqüilidade financeira para o menor no futuro, mesmo sendo o valor pequeno.

Alguns destes pais iniciam o recolhimento ainda cedo, para que o menor tenha de reserva quantia suficiente para arcar com os custos de educação, por exemplo, quando necessitar pagar uma faculdade particular. Se o jovem ingressar numa faculdade pública, este poderá retirar suas reservas para outro fim ou continuar contribuindo para uma futura aposentadoria.

Uma das vantagens de investir em um plano de previdência é que os pais, por meio da aplicação num fundo de investimento, podem descontar do Imposto de Renda os gastos com o plano em até 12% de sua renda bruta anual.

Outro benefício, sem considerar as incertezas que a economia mundial passa atualmente, seria a de que os planos conservadores trazem estabilidade e boa rentabilidade. Não podemos esquecer de que a previdência privada é um investimento a longo prazo.

Até os 21 anos de idade do filho são os pais que vão gerir o plano. Quando este então completar a idade, poderá sacar todo o dinheiro do banco, resgatá-lo aos poucos ou transferi-lo para seu nome. Todavia, é possível aos pais sacar as reservas antes de a criança atingir a maioridade.

Na legislação brasileira, a previdência privada é impenhorável, tendo em vista que estes valores arrecadados num longo tempo de sua vida servirão para garantir uma terceira idade saudável e com boas garantias de sobrevivência.


« Voltar