Notícias

Crédito impulsiona venda de carros, que garante maior contratação de seguro


Fonte:

Fonte: Seguros.inf.br / InfoMoney



Automóveis

Com o crescimento da venda de carros - fenômeno estimulado pela liberação de crédito - deve aumentar também a contratação de seguro para essas aquisições. A perspectiva da Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais) é que a partir do segundo semestre deste ano a expansão dessa carteira fique em 20%. Em janeiro, os prêmios totalizaram R$ 1,2 bilhão, 9,8% acima do mesmo mês de 2007, de R$ 1,1 bilhão.

Segundo o diretor da entidade, Neival Freitas, o barateamento das apólices, que ficou em cerca de 30% no ano passado para o estado de São Paulo e 15% para a média nacional, não deve ser registrado novamente em 2008. Esse aumento da competitividade entre seguradoras fez com que os ganhos do setor em 2007 ficassem comprometidos, gerando praticamente uma estabilidade sobre 2006.


Montadoras

As comercializações começaram 2008 em ritmo acelerado: o avanço foi de 40,6% em janeiro, tomando como base o mesmo período do ano passado, marcando o melhor resultado já registrado no mês. Apenas na primeira quinzena de março, a venda de automóveis e utilitários cresceu 34,02% em relação ao mesmo período de 2007. Foram 112.457 unidade, contra um total de 83.912 no primeiro período do ano passado.

E a expectativa da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) é que sejam vendidos 2,895 milhões de veículos no mercado interno neste ano, 17,5% a mais do que no ano passado.

Sinistralidade


Segundo a Fenseg, ainda em janeiro deste ano, tomando como base o mesmo mês do ano passado, a sinistralidade do ramo automóvel evoluiu 2,70%. Dessa forma, a taxa situou-se em 65,98%, proporção representando que a maioria das seguradoras possui resultado operacional positivo.



« Voltar