Notícias

Prazo para fazer seguro da lavoura se encerra na sexta


Fonte:

Fonte: Gazeta do Sul

Perdas com granizo ainda são menores nesta safra, mas Afubra havia recebido 124,5 mil inscrições até terça-feira.
O risco de perdas com o granizo tem feito com que os produtores de fumo optem pelo seguro mútuo oferecido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Segundo o Departamento de Mutualidade, 124,5 mil inscrições haviam sido feitas até essa terça-feira. O prazo para garantir o benefício se encerra nesta sexta-feira.

Conforme a gerente de Operações, Laci Severo, a motivação está no amplo plano de benefícios oferecido pelo Sistema Mutualista, com ênfase ao auxílio sobre danos em lavouras. Já o número de lavouras inscritas é ainda maior, chegando a 138 mil. No caso de estufas, as inscrições atingem 128,2 mil unidades, e no auxílio funeral, 312,6 mil pessoas inscritas.

Para Laci, os fumicultores mostram confiança nos serviços. "Os recursos que mantêm o sistema são administrados com seriedade, com o intuito de assistir os fumicultores em momentos de dificuldades", sintetiza. O grande temor dos produtores, segundo a gerente, são as tempestades de granizo, cuja ação quase sempre é arrasadora. "Em questão de segundos, a safra pode estar perdida", explica.

Para a safra 2008/2009, o departamento de mutualidade aponta, momentaneamente, 25 incidências nas áreas fumageiras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, o que já causou danos em 6.370 lavouras. Na safra passada, no mesmo período, foram 16 incidências. Todavia, o número de lavouras danificadas mostra o quanto é imprevisível a ação das pedras de gelo. "Foram 11.730 lavouras danificadas na safra 2007/2008, quase o dobro do atual período", ressalta.

No caso dos prejuízos, o granizo também se mostra inconstante. Dependendo da época e do estágio das plantas, os danos podem ser maiores em relação a outros períodos. "É o que está acontecendo na atual safra", cita.

A gerente da Afubra destaca ainda que, por deliberação dos próprios associados, a opção de inclusão de débitos foi extinta para esta safra. "Diante disso, o pedido somente será deferido para quem estiver em dia com a tesouraria da entidade", finaliza Laci.


« Voltar