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Fusão Itaú e Unibanco cria Grupo Segurador de R$ 12,3 BI em receitas


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Fonte: Denise Bueno - Articulista da Revista Apólice

A consolidação das operações de seguros, previdência e capitalização do Itaú com o Unibanco com a fusão anunciada pelos dois grupo cria um grupo segurador com faturamento de R$ 12,3 bilhões até setembro deste ano. Uma fatia de 20% de market share, superado apenas pelo Bradesco, com receitas de R$ 13 bilhões e participação de 21% sobre os R$ 62 bilhões captados pela indústria de seguros, previdência e capitalização nos nove primeiros meses do ano, segundo estudo feito por Flavio Faggion, da Siscorp Consultoria. Os números não consideram prêmios de seguro saúde.

O lucro líquido acumulado até setembro dos dois grupos foi de R$ 974,9 milhões, bem abaixo do Bradesco, acumulado em R$ 2 bilhões. Segundo o estudo da Siscorp, com dados estatísticos da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o lucro do Unibanco até setembro com seguros e previdência foi de R$ 270 milhões e o do Itaú de R$ 704 milhões.

Em seguros, o Itaú registrou prêmios de R$ 2,5 bilhões e o Unibanco de R$ 2,8 bilhões, totalizando R$ 5,3 bilhões. Em previdência, considerando-se PGBL, VGBL e planos tradicionais, as contribuições chegaram a R$ 4,3 bilhões e R$ 1,5 bilhão, respectivamente, somando R$ 5,8 bilhões. Em capitalização, as receitas do Itaú somaram R$ 588 milhões e as do Unibanco R$ 496 milhões, totalizando R$ 1,08 bilhão, o que representa 17% do mercado.

O Unibanco agrega valor ao Itaú em vários nichos de negócios. Riscos financeiros, por exemplo, o Itaú tinha prêmios de R$ 5,8 milhões no acu mulado do ano até setembro. Já o Unibanco liderava o segmento, com share de 57%, que representa prêmios de R$ 886 milhões. Em seguro de cascos também. O Unibanco acumulava prêmios de R$ 61 milhões (20%) e o Itaú de R$ 36 milhões (12%). Em transporte, o novo grupo totaliza prêmios de R$ 234 milhões até setembro, 17% de participação no total da carteira do setor, sendo o Unibanco com R$ 156,8 milhões e o Itaú com R$ 78 milhões.

Os clientes corporativos, alvo de acirrada disputa entre os dois grupos, agora passam a ter uma única seguradora. O Itaú registrou prêmios de R$ 492 milhões em riscos patrimoniais e o Unibanco de R$ 390 milhões, o que dá a liderança absoluta ao novo grupo, com 25% de market share.

Em VGBL, o Itaú tinha a dianteira, com market share de 22% (R$ 3,6 bilhões) e o Unibanco apenas 6% (R$ 1,08 bilhão). Agora eles ocupam a segunda colocação, com R$ 4,75 bilhões, atrás apenas do Bradesco, com R$ 6,3 bilhõ es. Em seguro de vida e acidentes pessoais, o novo grupo passa a deter uma fatia de 16%, dos R$ 9 bilhões em prêmios movimentados pela indústria até setembro, sendo R$ 811 milhões do Itaú e R$ 615 milhões do Unibanco, totalizando R$ 1,4 bilhão.


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