Notícias

ANS registra 4,5 mil ligações para tirar dúvidas


Fonte:

Fonte : Folha de Pernambuco


Um total de 4,5 mil ligações foram registradas pelo serviço gratuito da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na última quarta-feira - primeiro dia de prática do novo Rol de Procedimentos e Eventos da Saúde. A listagem de assistência, regulamentada pela resolução normativa de número 167, publicada ainda em janeiro deste ano, é a relação de itens a serem oferecidos pela cobertura básica dos planos de saúde. A determinação somente se aplica aos contratos feitos após 1° de janeiro de 1999. Segundo a ANS, até a data em que entrou em vigor o novo quantitativo de procedimentos, eram computadas diariamente cerca de 1,5 mil ligações.

O último balanço divulgado pelo órgão regulador do segmento de saúde suplementar mostra ter havido o triplo de registros, em relação aos anteriores. De acordo com a instituição federal, as ligações eram basicamente para esclarecimento e informações acerca dos itens contidos na lista de assistência. Ainda na última quarta-feira, houve uma denúncia relativa à não cobertura de procedimentos. Segundo a ANS, que repassou informações por meio da assessoria de Imprensa, o caso será apurado.

Como não dispunham de todos os profissionais para áreas que passaram a ser obrigatórias, como psicologia, fonoaudiologia e nutrição, algumas operadoras estão orientando os segurados a pedirem comprovante aos especialistas para posterior ressarcimento. Procurada pela reportagem da Folha de Pernambuco , a Bradesco Saúde informou, por meio de nota, que o conveniado poderá ter acesso a qualquer profissional habilitado e ser reembolsado posteriormente pela seguradora, "dentro dos limites dos planos contratados".

"Seria importante que a ANS não somente obrigasse os planos de saúde a oferecerem a assistência nova, mas a informar também os segurados. Cadernos contendo o rol de procedimentos poderiam ser entregues, juntamente com a cobrança dos seguros deste mês", observou a coordenadora executiva da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), Renê Patriota. Ainda segundo ela, como nem todos os conveniados têm conhecimento da determinação, o impacto da nova listagem somente será sentido na próxima semana. "Quando a população se sentir atingida pela não-cobertura vão crescer ainda mais as reclamações", pontuou.


« Voltar