Notícias

Novas regras de call centers podem aumentar preços de planos de saúde


Fonte:

Fonte: InfoMoney

Para especialista, custos para adequação às normas que trata dos call centers certamente serão repassados ao consumidor

As novas regras de atendimento por call centers, juntamente com outras decisões que afetam diretamente as operadoras de planos de saúde, como a inclusão de novos procedimentos, devem impactar nos preços do setor.

De acordo com o advogado, especialista em Direito da Saúde, do escritório de Advocacia Dagoberto J.S. Lima, Guilherme Pinese Filho, os custos para adequação às normas contidas no decreto que trata dos call centers, certamente serão repassados para o consumidor.

"Ainda não sabemos precisar quanto as operadoras irão gastar e quanto destes novos gastos serão repassados para o usuário. Contudo, é preciso ter em mente que implantar sistemas, contratar e treinar pessoal, além de manter tudo isso funcionando por 24 horas, têm um custo", disse.

Legislação própria

O advogado diz ainda que a iniciativa de regulamentar a prestação de serviço por telefone é louvável, pois visa ao bom relacionamento entre as partes contratantes. Entretanto, ele espera que a ANS (Agência Nacional de Saúde) se manifeste no sentido de pedir uma legislação própria para o setor, assim como aconteceu, segundo ele, com o atendimento bancário.
"É preciso haver uma reflexão maior. Quais são as demandas que devem ser atendidas pelo serviço? Quantas horas por dia a empresa tem que oferecê-lo? Qual o número mínimo de usuários que a operadora deveria ter para ser obrigada a oferecer o atendimento?"

Pinese acredita que, em muitos municípios com número de habitantes reduzido, o serviço não faz sentido, já que as pessoas procuram resolver suas questões pessoalmente. Além disso, ele prevê que clientes de pequenas operadoras irão sofrer mais com o aumento de preços.


« Voltar