Notícias

Procura por planos de previdência deve aumentar


Fonte:

Fonte: IRB


O aumento das expectativas de vida, a estabilidade da economia e a manutenção do padrão de renda dos aposentados irão promover o crescimento da previdência complementar como um todo, seja pela adesão de novas empresas e entidades de classe que procurarão por fundos de pensão ou mesmo pela pessoa física, que está começando a se preocupar mais com o futuro e que está em busca de planos de previdência particular. Está é a análise dos representantes do setor.

Dentre as diversas mudanças, que vão causar impacto na Previdência, a transição demográfica é um fator importante. Projeções do IBGE prevêem que a expectativa de vida das mulheres aumentará para 87 anos até 2050, enquanto a dos homens subirá para 82,7 anos. O avanço da expectativa de vida é um dos fatores positivos que implica na necessidade de ajustar o sistema para manter os benefícios por mais tempo.

O aumento da longevidade do brasileiro é uma das razões do crescimento da procura por planos de previdência e também de seguros de pessoas, segundo Marco Antonio Rossi, diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência.

"Essa questão da longevidade hoje está na ordem do dia, no mundo e, especialmente, nos países em desenvolvimento", argumenta o diretor. "É preciso planejar o futuro para podermos viver com qualidade e tranquilidade os anos a mais que a vida nos reserva", comenta.

Para Marco Barros, diretor comercial da Brasilprev, a procura por previdência privada deve manter o crescimento de dois dígitos neste ano e no próximo. "Esperamos um crescimento bastante forte para 2008, algo entre 18% e 20%", indica o diretor.

"O conceito de previdência mudou. O primeiro grande momento para o setor veio em 1994, aproximadamente, com a estabilidade monetária. Atualmente, soma-se a isto o aumento da expectativa de vida que fez com que as pessoas pensassem: Eu preciso estar preparado, estar melhor planejado financeiramente", explica Barros.

Ainda de acordo com o diretor da Brasilprev, a previdência está sendo encarada como mais uma opção de investimento. "A partir deste movimento, as pessoas começaram a investir em previdência não só como uma forma de complementar a aposentadoria, mas como a realização de uma série de projetos de vida. E nós analisamos isto como um grau de maturidade do mercado", finaliza.

Já Guilherme Nogueira Lopes, gerente executivo da área de previdência do Santander, observa que muitos clientes também estão buscando a previdência como uma forma de planejamento de herança.

"Muitas pessoas procuram o plano de previdência como uma forma de realizar seu planejamento sucessório, pois seus herdeiros terão a liquidez deste recurso num prazo muito menor e com muito menos burocracia dos que os custos com advogados, por exemplo", exemplifica o gerente.

O aumento da procura por planos de previdência privada também é reflexo da percepção, por parte da população, de que se pode deixar de consumir algo hoje para conquistar alguma coisa amanhã, acredita Julvêncio Braga, diretor da Caixa Vida e Previdência da Caixa Econômica Federal (CEF). "O Brasileiro está percebendo que se ele deixar de sair para comer uma pizza, apenas uma vez por mês, ele terá, ao final de 20 anos, uma boa poupança para aproveitar melhor a vida mais tarde. Este tipo de percepção é muito legal, pois vem em linha com nosso objetivo de acabar com este conceito de que plano de previdência é coisa apenas para rico", finaliza.


« Voltar