Notícias

Presidentes da Bradesco, Mapfre e Porto Seguro no Fórum de Líderes


Fonte:

Fonte: CQCS / Jorge Clapp

Os presidentes da Bradesco Seguros e Previdência, Luiz Carlos Trabuco Cappi; da Mapfre Seguros, Antonio Cássio dos Santos; e da Porto Seguro, Jayme Brasil Garfinkel são os empresários do setor de seguros e previdência privada eleitos na edição 2008 do Fórum de Líderes, que debaterá nos próximos dois dias (terça e quarta) os problemas brasileiros, a competitividade das empresas e o desenvolvimento sustentável da nação.

O encontro do Fórum de Líderes Empresariais reunirá em São Paulo as 226 principais lideranças regionais e setoriais do empresariado brasileiro, eleitas por 12 mil votos de seus pares.

Além das apresentações dos presidentes do Fórum, Ozires Silva, e do Conselho, Luiz Fernando Levy, o evento terá palestras do cineasta Arnaldo Jabor, do presidente da Bovespa BM&F, Edemir Pinto, do economista Paulo Rabelo de Castro e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, entre outros convidados.

Criado em 1977, o Fórum de Líderes é um instituto que congrega empresários com posição de liderança, com o objetivo de alinhavar idéias para o desenvolvimento do país e defesa da livre iniciativa, tendo como núcleo central valorizar os mecanismos de ativação do conjunto do empresariado. "É preciso reconhecer as boas práticas de gestão e as competências empresariais. É a somatória das iniciativas bem sucedidas destes empreendedores que faz a economia girar", destaca o presidente do Fórum, Ozires Silva, lembrando que ao longo de suas três décadas, a entidade já provocou muita discussão, análises e mudanças na estrutura político-econômica do país.

Os problemas brasileiros e os reflexos na competitividade da iniciativa privada serão analisados pelos executivos, que buscam o desenvolvimento sustentável. Entre os temas a serem debatidos, destacam-se a sociedade civil e o estado, educação, estratégia de defesa, sustentabilidade, agronegócio, logística, transportes, inovação, tecnologia, empreendedorismo, infra-estrutura e gestão pública. "Buscamos abrir um canal de comunicação direta com os governos, para que o empresariado tenha voz ativa junto à sociedade, além de defender a iniciativa privada e ajudar na definição dos caminhos para o crescimento social e econômico do país", afirma Ozires Silva, para quem a inteligência empresarial do Fórum está a serviço da construção de uma base de conteúdos relevantes, para orientar políticas públicas e garantir o desenvolvimento sustentável da nação.

A primeira manifestação do Fórum ocorreu em 1978, com o Documento dos Oito, assinado pelos empresários Antônio Ermírio de Moraes, Cláudio Bardella, Jorge Gerdau Johannpeter, José Mindlin, Laerte Setubal Filho, Paulo Vellinho, Paulo Villares e Severo Fagundes Neto. Por meio do Fórum de Líderes, esses executivos tiveram a ousadia de propor a abertura da política e a redemocratização do Brasil, num período em que o país vivia a história recente do "Pacote de Abril", que culminou com o fechamento do Congresso Nacional pelo, então, presidente Geisel.


« Voltar