Notícias

Fenacor discute plano estratégico e aprova adoção do Código de Ética


Fonte:

Fonte : Fenacor


Entidade também pretende desenvolver uma ação social, que será coordenada por mulheres dos presidentes dos Sincors

A diretoria da Fenacor e os presidentes dos Sincors estiveram reunidos em Angra dos Reis (RJ), entre os dias 02 e 06 de abril. No local, participaram de evento
organizado pela Mongeral Seguros, que contou com as presenças do alto comando da seguradora, incluindo os presidentes do Conselho de Administração, Nilton Molina; e da companhia, Helder Molina, respectivamente. A Fenacor reservou um dia inteiro para a organização de seu "Planejamento Estratégico", sendo discutida, entre outros tópicos, uma ação social que irá acontecer em todo o Brasil, organizada pelas mulheres dos pesidentes dos Sincors.

Já foi decidido que uma das ações será a escolha de um dia de doação de sangue do mercado de seguros, evento que deverá contar com o apoio de todos os corretores de seguros e seguradoras, além de diretores da Fenacor e dos Sincors. Foi criada também uma comissão para tocar o projeto. As coordenadoras serão Andreia Costa (esposa do presidente do Sincor/PA, Fábio Costa), para a região Norte; Kedma Feijó (esposa do presidente do Sincor/AL - Nelson Feijó), na Região Nordeste; Valéria Sousa (esposa do presidente do Sincor/DF - Dorival de Sousa), na Região Centro-Oeste; Teresinha Barbosa (esposa do presidente do Sincor/MG e da Fenacor, Roberto Barbosa), na Região Sudeste; e Regina Petzhold (esposa do vice-presidente da Fenacor, Sérgio Petzhold), na Região Sul.

Houve ainda palestras do superintendente da Susep, Armando Vergílio dos Santos Junior, que falou sobre diversos assuntos de interesse do mercado, incluindo "Microsseguros", "Regulamentação do Resseguro" e "Cooperativas de Corretores de Seguros"; do consultor da Fenacor, Flavio Nogueira, sobre o planejamento estratégico; e do consultor Geraldo Magela, sobre cooperativas. Outro ponto alto do evento foi a homenagem prestada pela Fenacor ao consultor José Luiz Valente da Mota, pelos seus mais de 30 anos de serviços prestados ao mercado de seguros.

Ainda em Angra dos Reis, durante Assembléia Extraordinária realizada na manhã de sexta-feira, dia 04, o Conselho da Fenacor aprovou, por unanimidade, a adoção de um Código de Ética dos Corretores de Seguros, em todo o Brasil. A adesão será voluntária, mas o corretor que aderir terá direito a um selo de qualidade. Segundo o presidente da Fenacor, Roberto Barbosa, com esse selo, será aprimorado ainda mais o conceito que a categoria e, particularmente, os bons profissionais, ostentam junto ao consumidor brasileiro.

A idéia e adotar um modelo único, tomando como base os textos utilizados nos estados onde já há um código de ética dos corretores. Pela proposta aprovada, cada estado terá um comitê de ética, que fará o julgamento em primeira instancia das denuncias de irregularidades praticadas por corretores de seguros da sua jurisdição.

O julgamento em segunda instancia será feito pelo comitê de ética que será criado pela Fenacor. O resultado desse julgamento será encaminhado ã Susep, para que sejam tomadas as providencias previstas na legislação.

Todos os sindicatos ainda poderão enviar sugestões com base na proposta alinhavada por uma comissão especial criada pela Fenacor para estudar o assunto.

Um dos membros dessa comissão, o presidente do Sincor-ES, Jose Rômulo da Silva, sugeriu na Assembléia que o desenho do selo de qualidade seja escolhido pela própria categoria, através de um concurso de âmbito nacional.

A adoção do Código de Ética foi elogiada por varias lideranças presentes. O presidente do Sincor-DF, Dorival Alves de Sousa, por exemplo, afirmou que esse instrumento oferecerá maior segurança e tranqüilidade para todos os segurados. Na mesma ocasião, em Assembléia Ordinária, foram aprovadas, por 23 votos favoráveis e três contrários, as contas da Fenacor relativas ao exercício 2007.


« Voltar