Notícias

Prepare-se para a hora difícil de se aposentar


Fonte:

Fonte: Diário de Pernambuco | PE

Apreocupação com a aposentadoria não costuma tirar o sono de quem está hoje na ativa, trabalhando normalmente. Mas este dia vai chegar para todos e quem se planejar poderá viver este momento da vida com mais tranqüilidade. Muitas empresas têm ministrado cursos para preparar os funcionários para esta nova fase. Os seminários para a aposentadoria (PPA) envolvem aspectos como saúde física e psicológica, planos de previdência, orientações do INSS, cuidados financeiros, convívio familiar e sexualidade após o desligamento.

Estimular o controle do orçamento do trabalhador é o objetivo das palestras do especialista em finanças pessoais Erasmo Vieira. Ele explica que a nova realidade do aposentado implica mudanças profundas, que muitas vezes surpreendem aqueles que estão se desligando do mercado de trabalho. "Quando a pessoa se aposenta, sua renda cai e os gastos aumentam. O plano de saúde e a alimentação, por exemplo, que eram bancados pela empresa, passam a ser pagos por ele. Ao mesmo tempo, ele tem mais tempo livre para gastar e fazer despesas", enumera.

Segundo Vieira, o controle do orçamento envolve aspectos importantes, como renegociação e eliminação de todas as dívidas. "Outro ponto importante é que, muitas vezes, quando se aposenta, o trabalhador recebe o FGTS, um montante inédito de dinheiro. Se ele não planejar corretamente o destino dessa quantia, pode passar apertos no futuro", diz ele.

Como os cursos de PPA envolvem aspectos variados do cotidiano, acabam interessando também àqueles cuja aposentadoria não virá tão cedo. É o caso da secretária executiva Nadia Gomes Vaz, que trabalha na área de recursos minerais da AngloGold. Como tem hoje 42 anos, ainda faltam 18 para sua aposentadoria por idade (60 anos). Mesmo assim, desde que soube do curso, ela se interessou em participar. "Sou casada e tenho dois filhos. Faço uma previdência privada, mas não tenho ainda um planejamento para o futuro", conta. Ela diz que uma das palestras que mais lhe agradaram foi a do INSS. "Ficouclaro para mim que não é vantajoso a aposentadoria por tempo de serviço. Comecei a trabalhar cedo, aos 14 anos, e, se parasse daqui a dois anos, meu salário seria proporcionalmente mais baixo do que a aposentadoria por idade. E com a previdência privada posso aumentar minha contribuição percentual, o que vai proporcionar um rendimento melhor no futuro", afirma.

Tábua da vida - Outra dificuldade para quem se aposenta, segundo Vieira, é o crescimento da expectativa de vida. "O período vivido na terceira idade tem aumentado nas últimas décadas. Além disso, a realidade socioeconômica trouxe modificações importantes no convívio familiar. Antes, os filhos saíam de casa e constituíam suas famílias. Hoje, em muitos casos, eles moram com os pais e trazem os netos. Por isso, o primeiro passo é aprender a viver com menos." As empresas têm buscado preparar os funcionários, que muitas vezes dedicaram a maioria de suas vidas ao mesmo trabalho.

Tome cuidado

Os perigos l Mais tempo livre para gastar dinheiro l Aumento das despesas com filhos e netos l Gasto extra com alimentação e plano de saúde l Convivência familiar intensa l Se acostumar a viver com dois salários

Bom planerjamento l Aprender a viver com menos dinheiro l Controlar com rigidez o orçamento l Renegociar e eliminar as dívidas l Fazer poupança com qualquer receita extra l Investir a reserva em aplicações conservadoras


« Voltar