Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Fonte:
Fonte: Funenseg
Pro Teste alerta consumidor na hora de comprar passagem aérea
A Agência Nacional de Aviação (Anac) enviou ofício às companhias aéreas para que elas deixem claro para os consumidores as regras para a contratação de serviços de assistência à viagem e de seguro na hora de comprar uma passagem, principalmente pela internet. A medida foi tomada após denúncia da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), de que algumas empresas estariam aproveitando as vendas, por meio de seus sites, para embutir outros serviços nos preços das passagens.
A Gol Linhas Aéras, por exemplo, embute dois outros serviços no preço dos bilhetes. A companhia cobra por assistência de viagem e também por um título de capitalização. A TAM cobra, por sua vez, oferece um serviço de assistência à viagem, no valor de R$ 30,40.
Segundo a supervisora institucional do Pro Teste, Ana Luiza Ariolli, o órgão começou a receber reclamações de consumidores que compravam as passagens, mas ficavam sabendo da cobrança de "taxas camufladas" somente quando os bilhetes eram impressos. "Essa atitude das companhias aéreas fere muitas normas do Código de Defesa do Consumidor", explicou.
De acordo com ela, a página da Gol na internet não possui qualquer informação destacada sobre a cobrança e muito menos a opção de escolha para o consumidor que queira aceitar ou não os serviços. O mesmo ocorre com a TAM. "Muitas pessoas acabam comprando o serviço sem sequer perceber, principalmente pelos baixos valores cobrados ", disse.
Venda casada
A associação recomendou às empresas que fizessem ampla divulgação dos novos serviços de sua página, especificamente sobre o custo e abrangência dos serviços a serem contratados. Na visão do órgão, a atitude das companhias configuram a chamada venda casada.
A Pro Teste notificou a Gol pedindo esclarecimentos sobre a venda desses novos serviços que geram um custo adicional de R$ 1,50 por dia de viagem, mas não teve resposta. Para viabilizar os serviços, a companhia fez parceria com a seguradora Sul América. "Muitos consumidores menos atenciosos acabam sendo induzidos ao erro", afirma Ana Luiza Ariolli.
O órgão de defesa do consumidor também é contra a venda dos títulos de capitalização pela Gol. De acordo com o Pro Teste, as chances de ser sorteado para a viagem premiada oferecida por meio do título de capitalização, são menores que na loteria federal. "Esses títulos não são a melhor opção para se juntar dinheiro. Chegamos a essa conclusão por meio de pesquisas feitas por nós. O modo como eles são ofertados são prejudiciais ao consumidor", afirma Ariolli.
Sobre as reclamações, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informa que enviou um ofício às empresas pedindo detalhes do processo de venda dos seguros de viagem. Mas, segundo a Assessoria de Imprensa do órgão, a prática não fere as normas impostas pela agência.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.