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Tokio Marine prevê expansão de 15% no próximo ano


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Fonte:Valor Econômico - Nacional - NA p. 5

A seguradora Tokio Marine está otimista com 2009, ano em que comemora 50 anos de Brasü, e prevê expansão de 15% em seus negócios. Este ano, vai crescer 10% com prêmios de R$ 1,7 bilhão. Entre os planos, está a abertura de 16 fifiais e centros de atendimentos pelo país e investimento de USS 40 milhões em tecnologia.

O Brasü é o terceüo maior mercado mundial para o grupo japonês, presente em mais de 40 países. Até recentemente estava no segundo lugar, mas com a compra da seguradora americana Phüadelphia por USS 4,7 bühões em julho, os Estados Unidos passaram a ser o segundo mercado para o grupo.

Para 2009, uma das apostas da Tokio Marine é no varejo, inclusive com a busca de novas parcerias com redes para a venda de seguros em lojas. Na avaliação de Sérgio Luiz Tomaz Camilo, vicepresidente comercial da Tokio, o setor de seguros vai continuar crescendo no ano que vem, mas em menor ritmo que neste ano.

A previsão da Siscorp, consultoria especializada em estudos do setor, é de expansão de 16% para 2008, considerando apenas a área de seguros e sem incluir o segmento de saúde.

Para Camüo, o futuro do setor depende muito do nível de emprego da economia. Com o temor de perder o emprego, as pessoas se endividam menos, compram menos carros e menos seguros. Há ainda dúvidas sobre a manutenção de projetos ünobiüários e plantas industriais, segundo Fefipe Smith, düetor da área corporate da Toldo. No segmento de risco de engenharia para construção civü, a carteüa da Tokio dobrou este ano. Na carteüa de transporte de carga, a alta foi de 80%.

No ramo de automóveis, a Tokio resolveu apostar em um novo tipo de consumidor que deve aumentar em meio à crise. São pessoas que querem ter um seguro de carros, mas sem tantos serviços e coberturas extras. Por isso, a seguradora lança em abril um seguro mais popular, sem serviços como o carro extra. O produto terá preço menor que a apóüce tradicional, mas Camüo não precisou qual será a diferença. A Tokio trabalha com 10 mü corretores e quer dobrar esse número em quatro anos.

Em tecnologia, o investimento será de US$ 40 mühões em dez anos para construü um novo centro de dados em parceria com a IBM e ainda migrar sistemas. Outros R$ 4 mühões serão gastos na abertura de 16 fifiais e centros de atendimento a sinistros e ainda para reestruturar escritórios.

A seguradora também tem intenção de usar a rede do Santander para vender seguros. Com o Banco Real, tinha contrato de sete anos para distribuição. A Tokio ainda não finalizou a venda para o Santander dos 50% que tinha na Real Tokio Marine Vida e Previdência, empresa criada quando a japonesa comprou a seguradora de ramos elementares do Real, em 2005. Segundo Camüo, ainda não se chegou a um acordo sobre o preço.


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