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Fonte: Diário do Comércio - São Paulo - SP p. 9 /
A Tokio Marine seguradora informou, ontem, que fará um investimento de R$ 4 milhões em 2009 na sua infra-estrutura, com o intuito de reforçar a participação no mercado segurador brasileiro. Com um total de R$ 1,7 bilhão em prêmios em 2008, a companhia pretende crescer 15% sobre esse volume no próximo ano.
O vice-presidente da seguradora, Sérgio Camilo, não descarta uma queda da demanda devido à crise financeira internacional. "Valerá, a partir de agora, a criatividade das empresas que quiserem manter suas carteiras. As companhias vão precisar inovar não apenas nos serviços, mas na forma de atuação", diz Camilo, que anunciou o lançamento, para abril, de um seguro de automóveis simplificado, mais barato, mas com coberturas, segundo ele, que atendem às necessidades do consumidor. A desaceleração das vendas de automóveis já chegou às carteiras da Tokio. A seguradora afirma que deve encerrar 2008 com uma redução de 10% no volume de prêmios, somando R$ 750 milhões. Com o novo produto, a meta é crescer 15% em 2009, informou o diretorexecutivo de produtos massificados, Marcelo Goldman. "Estima-se que, hoje, apenas 35% da frota brasileira de veículos esteja segurada, o que nos deixa com um potencial grande", disse. Segundo ele, o custo do novo seguro deve ficar entre 10% e 15% abaixo do convencional. O segmento automóvel representa 46% da carteira total da Tokio.
Outra medida adotada para reduzir a queda na demanda está no atendimento. O investimento de R$ 4 milhões contemplará, também, a ampliação da rede de suporte ao segurado em situações de sinistro, os Top Services, que aumentarão em seis unidades.
Dos 15% de crescimento previstos em toda a empresa, 25% deverão vir dos seguros vendidos no canal varejo, informa o vice-presidente da Tokio. São aquelas coberturas de menor valor, como as de perda e roubo de cartões de crédito, por exemplo.
Em 2009, a seguradora também quer compensar a perda da carteira Vida, que representa atualmente 20% dos prêmios. O banca Santander, hoje dono do Real, com o qual a Tokio tinha parceria na venda desses seguros, está recomprando a carteira, limitando a venda da Tokio aos corretores. Por isso, a seguradora informa que está dobrando sua equipe de vendas nos próximos três anos.
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