Notícias

Futuros corretores aprendem a prevenir fraude


Fonte:

Fonte: Negócios para corretores

Em 2007 9,9% do valor total de sinistros reclamados eram suspeitos de fraude.

Desde 2007, a grade curricular do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros conta com uma palestra de prevenção à fraude, que tem por objetivo esclarecer os futuros corretores sobre os conceitos de fraudes contra o seguro e as conseqüências desses atos ilícitos, que afetam diretamente as operações do segmento e a sociedade.

No Rio de Janeiro, a palestra é ministrada por Elisabeth de Santiago e Leonardo Girão, gerentes de Proteção ao Seguro da Confederação Nacional de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg). Este ano, ela aconteceu no dia 25 de novembro, no Espaço Cultural Funenseg, para 65 alunos que estão concluindo a profissionalização.

Segundo Elisabeth, os corretores têm importante papel no esforço de prevenir as ocorrências de fraude. "Sendo os corretores o elo entre o segurado e as seguradoras, sua atuação no processo de venda e na ocasião do sinistro é relevante para orientar o correto uso do seguro. Eles devem cuidar para o fiel preenchimento das informações que são colhidas na proposta do seguro", aconselhou, acrescentando que a omissão desses dados é considerada uma ação fraudulenta.

No ano passado, 9,9% do valor total de sinistros reclamados - cerca de R$ 1,5 bilhão - eram suspeitos de fraude. A prática pode elevar o preço do seguro devido ao aumento da sinistralidade em todos os ramos.

A palestra atende a uma solicitação da CNSeg de incluí-la como uma das ações do Plano Integrado de Prevenção da Fraude. "Os resultados serão alcançados a médio e longo prazos, por envolver mudanças de cultura e de comportamento", acredita a gerente.


« Voltar