Notícias

Empresas apostam em novos canais de venda massificada


Fonte:

Fonte: Gazeta Mercantil | Finanças e Mercados | SP

O mercado de massa de seguros atrai cada vez mais a atenção das empresas do setor. De olho na ascensão social e de renda de um público potencial na casa dos 50 milhões de consumidores, corretoras e seguradoras conseguiram inserir a oferta de apólices nas contas de luz e de água, faturas de cartão de crédito, nos balcões de bancos e lojas de varejos com ampla possibilidade de distribuição a um baixo custo. Agora, as companhias começam a descobrir novos espaços para fazer a venda massificada de seguros.

Depois de atingir 8 milhões de clientes e emitir quase 9 milhões de contratos por meio desses canais já considerados tradicionais no mercado, a AON Affinity acaba de fechar parceria com a Sodexo. Agora, a maior corretora de seguros massificados do mundo está de olho na carteira de 50 mil empresas e 5 milhões de usuários do grupo francês, líder global em fornecimento de benefícios de recursos humanos, como vale-alimentação e transporte.

A Tokio Marine também está investindo no segmento. Com pretensão de aumentar as vendas massificadas em 2009, a seguradora está lançando nesta semana acordo inovador com a Água Doce Cachaçaria, rede especializada em comidas e bebidas típicas do Brasil, com 103 unidades localizadas em 11 Estados e no Distrito Federal e forte presença no interior de São Paulo. A Tokio Marine vai ofertar apólices e serviços via celular, o novo sistema de pagamento de contas da cadeia de bares.

Christianne Reis, diretora de desenvolvimento de negócios da AON Affinity do Brasil, conta que a parceria com a Sodexo pode superar a marca de R$ 10 milhões em prêmios de seguros nos primeiros cinco anos de operação e ultrapassar os 5 milhões beneficiários da empresa francesa. "O maior destaque da parceria está em sua inovação. O potencial de usuários dos serviços da Sodexo é de 50 mil empresas, conseqüentemente 5 milhões de funcionários, além de seus dependentes. Ou seja, aproximadamente 15 milhões de pessoas. Nossa previsão inicial é que sejam emitidos R$ 10 milhões em prêmios, mas trabalharemos para exceder essa expectativa", diz Christianne.

O diretor de marketing da Sodexo, José Roberto Arruda, vê o negócio como um diferencial. "Buscamos parcerias e sinergias para beneficiar clientes e funcionários. O trabalho com a AON é mais um diferencial de nossos serviços", acrescenta.

De acordo com a executiva da AON, inicialmente serão oferecidos apenas seguros de vida nas transações pelo canal Sodexo. A corretora criou uma central de atendimento e um portal eletrônico exclusivos. Christianne Reis não revelou quais seguradoras assumirão os riscos das futuras apólices. "A Sodexo e a AON Affinity cuidarão do desenho dos seguros. As características das coberturas de cada produto ajudarão a determinar as seguradoras." Tampouco foi revelado o valor cobrado pela empresa de benefícios de recursos humanos pela disponibilização de sua carteira de empresas clientes e usuários para a venda de seguros. "A Sodexo como estipulante das apólices coletivas de seguro trará vantagens as suas empresas clientes, que por conseqüência beneficiarão seus funcionários", resumiu Christianne.

Aposta na tecnologia

A parceria firmada entre Tokio Marine e Água Doce Cachaçaria tem como principal aposta o uso da tecnologia para reduzir custos e tornar o cliente mais fiel. O estabelecimento importou dos Estados Unidos e da Europa uma facilidade que permite que seus clientes, devidamente cadastrados, pague as contas pelo celular, o chamado e-pay.

Com foco de crescer no mercado do interior paulista, a Tokio Marine entra na operação para oferecer produtos e serviços de seguros também via celular. "Estamos criando uma nova forma de vender seguros, com mais segurança, permitida pela tecnologia, e chances de fidelizar o cliente", afirma Júlio Juliato, diretor de canais alternativos da seguradora.

(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 2)(Luciano Máximo)


« Voltar