Notícias

Cresce o pagamento de indenizações em 2008, segundo DPVAT


Fonte:

Fonte: InfoMoney

O número de indenizações pagas por acidentes de trânsito no País em 2008 somou pouco mais de 272 mil, de acordo com balanço realizado pela Seguradora Líder-Dpvat (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização). O aumento é de 17% em relação a 2007.

Indenizações

Considerando o total de indenizações pagas (57,116 mil), quase 18,1 mil delas foram por morte em acidentes envolvendo motocicletas, ou seja, 32% das indenizações pagas por óbito no período. Em valores, incluindo todas as categorias, foram pagos R$ 785,3 milhões.

As indenizações por invalidez permanente também cresceram. Foram quase 89,5 mil, das quais 63% são referentes a acidentes com motocicletas. Já acidentes com carros de passeio representam pouco mais de 94 mil indenizações, sendo que quase a metade deveu-se a reembolsos de despesas médicas (38,9 mil), seguidas por casos de morte (28,248 mil) e invalidez permanente (25,9 mil).

Dpvat

O seguro foi criado, em 1974, com o intuito de garantir uma cobertura mínima para os motoristas em caso de acidentes de trânsito com vítimas, que venham a ocorrer no Brasil.

O Dpvat dá direito, em caso de morte ou invalidez permanente, ao recebimento de uma indenização, assim como garante o reembolso das despesas médicas em caso de acidente com vítimas.

As indenizações excluem os casos de danos materiais, acidentes ocorridos fora do Brasil, multas e fianças do proprietário do veículo, ações ou processos criminais do motorista, danos pessoais resultantes de radiações ionizantes ou contaminações.


« Voltar