Notícias

Cresce o pagamento de indenizações do seguro DPVAT em 2008


Fonte:

Fonte: Negocios para corretores

Aumento é de 17% em relação a 2007.
O número de indenizações pagas por acidentes de trânsito no País em 2008 somou pouco mais de 272 mil, de acordo com balanço realizado pela Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização).

Considerando o total de indenizações pagas (57,116 mil), quase 18,1 mil delas foram por morte em acidentes envolvendo motocicletas, ou seja, 32% das indenizações pagas por óbito no período. Em valores, incluindo todas as categorias, foram pagos R$ 785,3 milhões.

As indenizações por invalidez permanente também cresceram. Foram quase 89,5 mil, das quais 63% são referentes a acidentes com motocicletas. Já acidentes com carros de passeio representam pouco mais de 94 mil indenizações, sendo que quase a metade deveu-se a reembolsos de despesas médicas (38,9 mil), seguidas por casos de morte (28,248 mil) e invalidez permanente (25,9 mil).

O seguro foi criado, em 1974, com o intuito de garantir uma cobertura mínima para os motoristas em caso de acidentes de trânsito com vítimas, que venham a ocorrer no Brasil.

O Dpvat dá direito, em caso de morte ou invalidez permanente, ao recebimento de uma indenização, assim como garante o reembolso das despesas médicas em caso de acidente com vítimas.

As indenizações excluem os casos de danos materiais, acidentes ocorridos fora do Brasil, multas e fianças do proprietário do veículo, ações ou processos criminais do motorista, danos pessoais resultantes de radiações ionizantes ou contaminações.


« Voltar