Notícias

Teradata auxilia seguradoras a minimizar riscos empresariais


Fonte:

Fonte: Uol On Line

A Teradata Corporation (NYSE: TDC), empresa especializada em datawarehousing e soluções analíticas, acaba de anunciar que seu programa Teradata - Inteligência de Risco Corporativo, voltado para o segmento bancário e de seguros, está ajudando a combater os desafios de implementação do programa de ERM - Enterprise Risk Management - nas principais instituições financeiras do mundo. O programa de inteligência de risco da Teradata, ao mesmo tempo em que dá assistência aos clientes com transparência, fornece, de forma integrada, dados acurados sobre todas as áreas de risco consideradas essenciais para a tomada de decisão.

O programa é resultado de uma combinação entre hardware, software, serviços profissionais de consultoria e soluções de parceiros, cujos principais componentes são:

Gestão de Risco para seguradoras
Em parceria com a DFA Capital Management, a Teradata dispõe de uma plataforma de hardware e software (ADVISE Enterprise Risk Intelligence), que fornece inteligência de risco às empresas de seguro. A tecnologia empregada possibilita às seguradoras uma administração de risco e capital mais precisa, conforme os padrões estabelecidos pelas agências de classificação de risco.
"A Teradata entende que os desafios encontrados por nossos clientes do segmento financeiro em tal implementaçaõ de ERM são de caráter urgente", afirmou Fausto Novaes, consultor de Finanças da Teradata Brasil. "Atualmente no País, nosso programa de inteligência de risco tem ajudado clientes a sanar diversos problemas ligados à integração e ao gerenciamento de dados."
Na visão de Novaes, em um ambiente econômico marcado pela volatilidade, instituições financeiras depositam confiança em ferramentas de gestão de riscos não só para medi-los e administrá-los, mas também para agarrar as oportunidades de crescimento. "Os gestores de risco dão ênfase em aspectos específicos do risco, como mercado, crédito, operacional, de modo a conduzir com maior transparência as decisões do negócio", observa.

Nesse aspecto, a importância da transparência está no fato de ela permitir com que todas as partes envolvidas entendam a condição financeira das empresas em que estão investindo ou se relacionando comercialmente, a fim de garantir a melhor proporção entre risco e resultado, principalmente em épocas de crise, em que o equilíbrio econômico é afetado.
O executivo acredita que um dos impedimentos à transparência é a própria gestão sobre a informação do risco, já que muitas vezes os dados de risco se mostram incompletos, inacessíveis, inflexíveis e desintegrados. "O que temos feito é auxiliar os gestores a mitigar este risco, fornecendo em tempo hábil as informações essenciais de risco para servirem de base para as decisões futuras, que impactarão diretamente na lucratividade da empresa."


« Voltar