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Fonte: Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág.
Os principais componentes de um processo de BCM são gestão de crise, que envolve estratégia de comunicação; resposta ao incidente, que prevê ações para minimizar danos a pessoas, meio ambiente e ao patrimônio da empresa; e proteção das finanças e da participação no mercado. Segundo Roberto Zegarra, esses pontos diferenciam o BCM de uma apólice de seguro. "Uma fábrica que pega fogo será indenizada se contar com uma apólice de seguro. Mas se ela demorar um ano para voltar a produzir, o seguro não garantirá a manutenção de seus clientes ou a recuperação de sua participação de mercado", explica.
Zegarra pondera que não adianta formular um plano para duplicar uma operação afetada. "O foco é o core business: melhorar processos e não duplicá-los. A idéia é enxergar o que é crítico para tornar a empresa mais resiliente", acrescenta, mencionando o Princípio de Pareto, tese do economista italiano Alfredo Pareto que, ao analisar a distribuição da riqueza no mundo, constatou que para a grande parte dos fenômenos observados, 80% das consequências advém de 20% das causas.
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