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Fonte: Jornal do Commercio RJ | Seguros | RJ
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) fechou 2008 registrando 30.655 atendimentos ao público consumidor das mais variadas modalidades de seguros, 33,8% acima dos 22.906 casos anotados em 2007. O seguro obrigatório de veículos automotores (Dpvat) continua provocando a maior demanda pelo serviço ao órgão. Em 2008, o aumento foi de nada menos que 90% sobre 2007. Quase 16.200 pessoas recorreram à Susep motivadas pelo Dpvat, contra o qual foram instaurados 126 processos, um a cada 128 reclamações ou consultas feitas pelos consumidores.
Proporcionalmente, contudo, é o seguro de vida que apresenta a maior quantidade de processos abertos, da ordem de 343, em relação ao número de 4.782 atendimentos. A proporção foi de 1 processo a cada 14 queixas. As notificações contra a carteira em 2008 subiram 13,3%. Já o seguro de automóvel suscitou a reclamação de 4.241 segurados, 12,9% a mais do que no exercício de 2007. Os processos abertos contra as seguradoras com atuação no ramo atingiu 74, registrando queda de 3,9%.
TOTAL. Considerando todos os setores supervisionados pela Susep, as reclamações em 2008 atingiram a marca de 55.181, expansão de 27,2% frente a 2007. A maior alta no volume de reclamações foi contra empresas de corretagem de seguros, de 33,8%, para quase 2 mil ocorrências. Os consumidores também andaram se queixando mais de planos de previdência complementar aberta no ano passado: alta de 22,5%, para 2.284 casos. Na capitalização o fenômeno foi inverso. O descontentamento diminuiu 37,3%, com 629 notificações. Os casos tipificados na rubrica diversos (golpes, vistas e andamento de processos, entre outros assuntos), por sua vez, cresceram 25,4%, para 18.728 comunicados.
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