Notícias

Central de Atendimento da CNSeg estreia Portal para abrigar 13 bancos de dados


Fonte:

Fonte: Fenaseg

AA Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) lançou nesta quinta-feira seu Portal exclusivo para permitir o acesso rápido e seguro a 13 bases de dados administradas pela Central de Serviços ou de empresas contratadas.

Uma moderna infraestrutura tecnológica foi implementada para atender à crescente demanda das seguradoras por informações e à exigência de excelência na prestação de serviços, marca registrada da Central de Serviços da CNSeg. Utilizando tecnologias como webservices e xsl transformations, entre outras, o Portal tem como objetivo ser a interface universal para acesso às bases de dados e aos serviços disponibilizados ao mercado segurador.

Entre os bancos de dados, existe o DPVAT- bilhetes pagos, que reúne informações sobre pagamentos do seguro obrigatório dos veículos; o BDRF, que contém informações sobre veículos roubados e furtados; o BDV, com as características dos veículos nacionais e importados e o BDSII, específico de sinistros de veículos com indenização integral irrecuperável (BDSII).

Além disso, os usuários terão acesso a outras bases e a um leque de serviços a serem disponibiizados nos próximos meses no novo Portal , seguindo o propósito de auxiliar a gestão dos negócios das seguradoras com a oferta de produtos e serviços de qualidade. Entre outros, haverá o banco de dados de corretores de seguros (BDcor), a Central de Bônus, que permite o intercâmbio de informações entre as seguradoras sobre o bônus do veículo segurado; o Projeto Fronteiras , que identifica possíveis irregularidades, em tempo real, de veículos em movimento nas fronteiras do país; e o Registro Nacional de Sinistros (RNS) dos seguros de Automóvel, Pessoas e Riscos Patrimoniais, que tem como principais objetivos a identificação de fraudes no momento da liquidação do sinistro e a análise de informações para a aceitação de riscos.

A criação do Portal está em linha com os objetivos das seguradoras, que cada vez mais utilizam a Tecnologia da Informação para modernizar e agilizar suas operações.

As seguradoras têm feito investimentos anuais na faixa de 2% dos prêmios ganhos e, no ano passado, cerca de R$ 1,4 bilhão em produtos e serviços de TI foram aplicados pelas empresas do segmento.


« Voltar