Notícias

Planos unificarão terminologia


Fonte:

Fonte: Folha de Pernambuco | Economia | PE | Jamille Coel

Até 30 de junho, as mais de 1,5 mil operadoras de planos de saúde de todo o País deverão apresentar, de maneira gradativa, a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar para troca de informações entre operadoras. A norma foi publicada ontem no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com a determinação, a Associação Médica Brasileira (AMB) é que definirá os códigos e termos a serem adotados nos procedimentos médicos.

De acordo com a gerente geral de Integração com o SUS, da ANS, Jussara Macêdo, a iniciativa foi pensada para unificar e facilitar a linguagem entre as operadoras e prestadoras de planos de saúde. "Antes, as operadoras usavam diferentes nomenclaturas para definir os serviços de parto e consultas, por exemplo. Cada operadora, e consequentemente as prestadoras, utilizavam diferentes códigos para identificar determinados serviços. Desta forma, muitos erros eram gerados pelo sistema e isso dificultava e burocratizava a liberação de autorizações, consultas, entre outros serviços", explicou.

Jussara disse, ainda, que as operadoras têm até 1º de abril para aderir à norma. Após esta data, a ANS estabelece um prazo de 90 dias para que as empresas preparem o sistema de informação com a nova tabela. As informações devem ser repassadas para as prestadoras, que também terão mais 90 dias para atualizar o sistema. "A partir de setembro todo mundo tem que estar falando a mesma língua. Desta forma, a operadora terá um só canal com as prestadoras", concluiu a gerente.


« Voltar