Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Fonte:
Fonte: Fenaseg
Como um gesto simples pode trazer ganhos ao ambiente. Esta é a principal mensagem que o grupo Allianz quer passar para a sociedade ao lançar um grande desafio aos consumidores de seguros: ter um relacionamento apenas digital com a seguradora. Trata-se do Kit 100% Digital, lançado nesta quinta-feira, que consiste na migração para o meio eletrônico dos materiais impressos entregues ao segurado e ao corretor na contratação de todos os seguros massificados, como automóvel, residencial, empresarial e também o seguro garantia.
Segundo o superintendente de operações da Allianz Seguros, Alexandre de Souza Vieira, a empresa vem investindo neste projeto desde 2007. A primeira etapa foi disponibilizar ferramentas para tornar o relacionamento com os corretores totalmente digital. Apesar de o processo já poder ser 100% eletrônico, Vieira diz que a adesão dos profissionais de venda envolve ainda apenas 15% do volume de negócios da companhia.
A próxima etapa, que começa no próximo dia 23, é voltada para o segurado. Ele, que aos poucos passou a receber menos documentos impressos da seguradora - a apólice e o manual já eram enviados digitalmente -, agora receberá apenas uma carteirinha virtual. "O envio da carteirinha gera CO2 com o transporte", explica o executivo.
Ao enviar o kit por e-mail, a seguradora consegue eliminar a etapa do transporte desses materiais via terrestre e aéreo, que consiste na fase mais poluente do processo. "O segurado pode gravar os dados que vai receber por e-mail, como o telefone de atendimento da seguradora e o número de sua apólice, no seu aparelho celular. Se quiser imprimir, gastará o papel, mas a economia com o transporte já foi um passo e tanto para ajudar o planeta", afirma Vieira.
Vieira concorda, no entanto, que o grande desafio agora será o de aceitação desta nova realidade por parte dos corretores e consumidores. "Temos de conscientizar nossos clientes a comprar o estímulo de consciência ambiental". Aos poucos, ele acredita que a resistência aos documentos digitais vai diminuindo.
Ainda não há parâmetros para calcular a economia gerada com o kit digital. "Toda economia gerada por atitudes como esta é investida em projetos socioambientais e pesquisas que ajudem a buscar novas formas de reduzir o CO2 e seus impactos ambientais, mediante produtos chamados de verdes ou limpos", afirma.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.