Notícias

AIG inicia no escritório de NY penosa tarefa para mudar de nome


Fonte: O Globo - Rio de Janeiro,RJ,Brazil

NOVA YORK (Reuters) - Trabalhadores arregaçaram as mangas neste fim de semana na seguradora AIG para retirar dos escritórios de Manhattan a mais visível placa com o nome da companhia seguradora que se tornou motivo de desprezo nos Estados Unidos.

Um porta-voz disse que a empresa havia decidido substituir a grande placa da AIG - do lado de fora de seus escritórios, a American International Underwriters - como parte do plano de mudar o nome do grupo para AIU Holdings.

A sinalização fica do lado de fora dos escritórios de Wall Street, perto da sede da AIG na Pine Street, que há muito tempo é identificada apenas por uma placa simples de latão, com a inscrição "Edifício American International".

O nome AIG, que já foi a orgulhosa sigla da maior companhia seguradora do mundo, ficou manchado desde que grandes perdas em apostas no setor imobiliário tornou necessária uma ajuda governamental de 85 bilhões de dólares em setembro passado. Depois disso, por mais duas vezes foi concedida ajuda à AIG. Agora, o custo do pacote de resgate está em 180 bilhões de dólares aos contribuintes norte-americanos.

O nome AIG ficou ainda mais manchado na semana passada, depois que irrompeu um escândalo sobre o pagamento de bônus a executivos de uma controversa unidade de financiamento que causou boa parte das perdas de 100 bilhões de dólares no ano passado.

Provavelmente a mudança de nome vai prosseguir para distanciar as operações da gigante seguradora espalhadas por 130 países da marca AIG.

"Acho que o nome AIG está tão ferido e desonrado que nós provavelmente teremos de mudá-lo", disse o presidente da companhia, Edward Liddy, para um subcomitê da Câmara dos Representantes na quarta-feira.


« Voltar