Notícias

Concorrentes da AIG reclamam com Bernanke sobre ajuda federal


Fonte: G1.com.br - Brazil

Nova York, 23 mar (EFE).- Empresas concorrentes da seguradora American International Group (AIG) se queixaram com o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, em relação à ajuda federal concedida à companhia.

De acordo com a edição de hoje do jornal "The Wall Street Journal", as empresas reclamam que a assistência do Governo dos EUA estaria inclinando o mercado de maneira injusta a favor da AIG.

A publicação explica em sua edição digital que alguns dos maiores concorrentes da AIG - que recebeu mais de US$ 170 bilhões de fundos públicos para sobreviver - expuseram suas queixas a Bernanke no último dia 4 em um hotel de Washington.

Segundo fontes não identificadas que tomaram conhecimento da reunião, o presidente do Fed respondeu que estudaria o assunto.

As empresas concorrentes querem que o banco central dos EUA evite que a AIG use as ajudas governamentais para levar vantagem em seu negócio, particularmente via redução de preços.

O "Wall Street Journal" afirma que, nos seis meses transcorridos desde que o Governo dos EUA liberou recursos para o resgate do AIG, a companhia cortou os preços de seus seguros, em alguns casos em mais de 30%, para evitar a concorrência de seus rivais e conseguir mais contratos, segundo fontes consultadas pela publicação.

De acordo com o jornal, a seguradora - que despertou controvérsia nos últimos dias com o pagamento de bonificações a diretores e empregados - assegurou que não usa os fundos públicos para ganhar mercado e que não aplica preços inapropriados.

John Doyle, executivo da divisão de seguros comerciais da AIG, declarou à publicação que algumas das queixas refletem a "frustração de concorrentes". EFE


« Voltar