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Diretor da Bradesco diz que é preciso mudar de atitude


Fonte: CQCS - Rio de Janeiro,RJ,Brazil

O mercado, especialmente os corretores de seguros, deve olhar a crise internacional como uma grande oportunidade. Essa será, em síntese, o foco central da palestra que o diretor gerente Comercial da Bradesco Auto/Re, Marco Antonio Gonçalves, apresentará no XXVI Encontro dos Corretores de Seguros de São Paulo, que o Sincor-SP promove, neste final de semana, em Águas de Lindóia: "é preciso adotar uma postura mais agressiva. Não basta mais ter apenas um bom relacionamento com o cliente. É preciso conhecer suas necessidades e oferecer as coberturas adequadas", aconselha.

Marco Antonio Gonçalves assegura que o corretor pode obter bons resultados neste momento de crise se adotar práticas mais "científicas" no seu dia-a-dia de trabalho. Segundo ele, como cada cliente tem suas características próprias, é importante mudar a estratégia na venda de um seguro de automóvel para homens e mulheres, por exemplo.

Ele lembra ainda que enquanto no seguro de automóvel a venda é feita "por demanda" em outras carteiras importantes, nos ramos elementares e até mesmo no segmento de vida, é preciso oferecer o produto ao cliente: "é muito importante trabalhar tendo em mente que reter um cliente sai muito mais barato que conquistar um novo segurado. A retenção e a fidelização devem ser o foco da atuação do corretor", frisa o diretor da Bradesco Auto RE, que cita os seguros para residências, empresas de todos os portes e RD equipamentos como algumas das carteiras como maior potencial de venda.

Preferindo não fazer projeção sobre o crescimento do mercado este ano, Marco Antonio Gonçalves adverte ainda que não adianta reclamar da crise ou afirmar que o setor de seguros está "andando de lado" se não houver uma mudança de atitude: "o Brasil não é uma ilha de prosperidade neste momento de crise. Mas, está em uma situação melhor que a maioria dos países. Então é preciso agir. O corretor deve ser proativo, um grande vendedor, o gestor de cliente", observa.


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