Notícias

RSA revisa estratégia para crescer em 2009


Fonte: Gazeta Mercantil - São Paulo,SP,Brazil

São Paulo, 3 de Abril de 2009 - Em 2009, a unidade brasileira da seguradora britânica RSA trabalha para colher os frutos dos investimentos feitos no ano passado, período que conseguiu crescer 12% em prêmios sobre 2007, para R$ 331 milhões, e atingir lucro líquido de R$ 6,7 milhões, a uma taxa de sinistralidade de 48%. No segmento de transportes de carga, em que figura como uma das líderes de mercado, a empresa arrecadou R$ 137 milhões, expansão de 8% no período. No mundo, a seguradora faturou US$ 9,2 bilhões e lucrou US$ 1,1 bilhão.

Na avaliação de analistas de mercado, lucro e faturamento da RSA ficaram abaixo da média de mercado. Mas Thomas Batt, presidente da companhia, considera o desempenho "positivo", destacando o trabalho de preparação de terreno realizado no ano passado. "O ano de 2008 foi muito bom para a gente, consequência da nossa estratégia e foco, validados pela nossa matriz. Devido a abertura do mercado de resseguro no Brasil, fizemos uma reavaliação estratégica e chegamos à conclusão que queremos crescer em dois canais: corretor e affinity (venda de apólice de baixo custo em amplos canais de distribuição massificados)."

Batt lembra que a área de seguros massificados foi criada do zero no ano passado. "Contratamos profissionais reconhecidos e ganhamos negócios de prestígio (os balcões do Ponto Frio e da Fnac) e vamos ter novidades neste segmento." A seguradora também investiu na área de operações, com o objetivo de aprimorar os processos internos e garantir que a companhia não tenha surpresas na gestão dos riscos e no acompanhamento da regulação do mercado brasileiro. "É o nosso meio-de-campo", afirma.

Outra mudança em 2008 foi a entrada do grupo britânico no mercado de resseguro do País, na categoria admitida, com a estratégia de fornecer capacidade às atividades da seguradora. "Em dezembro já foi possível utilizar a resseguradora para nossos riscos facultativo e renovar nosso programa de resseguro", revela Batt.

Shakespeare

Thomas Batt destaca ainda a consolidação da nova marca da companhia, que deixou para trás o extenso nome Royal & SunAlliance para assumir as iniciais RSA. "É uma cara mais leve. É um exercício shakespeariano para questionar por que existimos e para onde vamos, com o princípio de manter o negócio do nosso cliente sempre em movimento, fazê-lo encarar o seguro como parceiro."

(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 3)(Luciano Máximo)


« Voltar