Notícias

Membros do Comitê de Ética tomam posse em São Luís, no I Encor Nordeste


Fonte: CQCS - Rio de Janeiro,RJ,Brazil

Tomaram posse nesta quinta-feira os membros que passam a compor o Comitê de Ética Profissional dos Corretores de Seguros. A cerimônia aconteceu em São Luís, na abertura do I Encontro de Seguros do Nordeste do Brasil.

Robert Bittar, presidente da Fenacor, deu posse aos membros, lembrando "que tudo começou a partir de um grupo de trabalho criado lá atrás, formado por Maria Filomena, diretora do Sincor-MG, Lúcio Cunha, presidente do Sincor-MA, José Rômulo da Silva, presidente do Sincor-ES, e pelos advogados Marcelo Rocha e Gumercindo Rocha Filho, assessores jurídicos da Fenacor. Essas pessoas, relembra Bittar, conseguiram levar adiante esse desejo antigo da classe, consumado recentemente com a decisiva participação de Armando Vergílio dos Santos Junior, que além de colocar sua assinatura como Superintendente da Susep, convenceu os membros do CNSP da importância do Código, garantindo sua aprovação.

Roberto Silva Barbosa, presidente do Sincor-MG e agora membro efetivo do Conselho de Ética, disse em seu discurso de posse: "o mundo comemora, neste 16 de abril, o "Dia Mundial da Voz". Peço a vocês que me permitam a analogia, mas neste momento tortuoso, de crise internacional causada basicamente pela ganância, mais do que nunca, é preciso que os éticos fiquem roucos, se for preciso, para defender a dignidade, a moralidade e os bons costumes.

O silêncio dos éticos, diz Barbosa, favorece a ação daqueles que vêm causando muitos transtornos ao país e ao mundo. Dessa forma, embora a ética seja uma obrigação para todas as pessoas de bem, abraçar um código de boas práticas e "gritar" para a sociedade o quanto somos éticos são atitudes fundamentais para que tenhamos dias melhores no futuro". Roberto fez coro com Robert Bittar, reafirmando que Armando Vergílio foi determinante na aprovação do Código pelas entidades supremas do mercado.

Renato Rocha, presidente da Aconseg-RJ e suplente de Roberto Barbosa, disse que o pilar de sustentação do Comitê é a mais absoluta transparência, não só na escolha dos seus membros, como na condução de suas ações. "Temos uma enorme responsabilidade pela frente, e estamos absolutamente conscientes de nossa missão".

A partir de agora, os integrantes do Comitê de Ética terão de julgar reclamações em segunda instância, ou seja, reclamações sem solução que venham dos Sincors. O Comitê irá avaliar todos os processos que chegarem à Federação, independente do corretor ter ou não aderido ao Código. Caso a reclamação, ainda assim, não tenha solução, será encaminhada à Susep a fim de serem tomadas todas as medidas legais cabíveis.

A seguir, conheça os membros do Conselho de Ética recém-empossados.

Roberto Silva Barbosa, suplente Renato Ferreira Santos Rocha, Ubiratan da Conceição Seixas, suplente Domingos Sávio Machado, Antonio César D`Arce Cândido, suplente Carlos Fabio Lelal Nunes, Marcos Telles Gentil, suplente Carlos Dias de Araújo, Flávio Bevilacqua Bosisio, suplente Marco Antonio Tecles Brandão, José Vascan Viana de Oliveira, suplente Jorge Edivan Bittencourt Kath.


« Voltar