Notícias

Trabalhadores da Mapfre com receio de contrair gripe H1N1


Fonte: Diário Digital - Lisboa,Portugal

Trabalhadores da seguradora Mapfre manifestaram hoje receio de contaminação da gripe H1N1 por colegas que regressam terça-feira do México, mas a administração daquela empresa diz que os viajantes vão ser sujeitos às medidas definidas pela Direcção-geral da Saúde.

Um grupo de 60 a 80 trabalhadores viajou a semana passada a convite da empresa para a Riviera Maia, no México, devendo regressar terça-feira de manhã a Lisboa, contou à Lusa um funcionário da empresa que pediu anonimato e que desistiu da viagem.

«Acho uma irresponsabilidade terem ido. Basta um vir contaminado e toda a empresa corre risco», disse, acrescentando: «Há um grande medo interno e calado».

A mesma fonte lembrou igualmente que alguns dos trabalhadores que foram em viagem trabalham com o público e clientes.

A Mapfre assegurou em comunicado que à chegada a Lisboa, os trabalhadores em viagem «serão sujeitos às medidas de triagem que a Direcção-Geral da Saúde tiver em vigor».

Adiantou também que «a situação do grupo da Mapfre seguros que viajou no passado dia 27 de Abril para a Riviera Maia, no México, foi devidamente acompanhada durante toda a semana pelo Serviço de Recursos Humanos da empresa, em contacto regular com a Linha Saúde 24.

Na empresa, todos os colaboradores estão a ser informados sobre as medidas de vigilância e precaução a adoptar», lê-se ainda no comunicado da Mapfre, adiantando que «todos os elementos do grupo encontram-se de boa saúde, sem quaisquer sintomas gripais e tranquilos».

Contactada pela Lusa, uma funcionária da Mafre, que também pediu o anonimato, garantiu que até à hora de almoço de hoje não lhe foi comunicada qualquer medida de precaução, apesar de na semana passada a direcção da empresa ter sido informada dos receios dos trabalhadores.

«Cada pessoa toma as medidas que acha convenientes. Eu falei com o meu médico, que me aconselhou nomeadamente a evitar o contacto [com os colegas regressados do México] e utilizar máscara e luvas», disse.

Os trabalhadores contactados pela Lusa entendem que a atitude mais correcta da empresa teria sido a anulação da viagem ou a colocação dos viajantes em quarentena após o regresso a Portugal.

Os funcionários que viajaram assinaram um termo de responsabilidade atendendo à situação existente no México, relacionada com a gripe H1N1.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou hoje o registo do primeiro caso de gripe A (H1N1) confirmado em Portugal, uma mulher de 31 anos que chegou recentemente do México.


« Voltar