Notícias

Obama aperta regras para os produtos que originaram a crise financeira


Fonte: Público.pt - Lisboa,Lisboa,Portugal

A administração Obama solicitou ao Congresso norte-americano a aprovação de legislação que permita colocar sob supervisão das autoridades os produtos financeiros que estiveram na origem da corrente crise.

Entre estes produtos derivados estão os credit default swaps (contratos de resseguro contra perdas financeiras com um determinado produto) que estiveram na origem da derrocada da AIG, a seguradora norte-americana salva in extremis pelo governo federal dos Estados Unidos.

Segundo revelou ontem o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, a administração pretende que estes produtos sejam negociados no mercado regulamentado e não na espécie de sistema financeiro paralelo que funcionava sem qualquer vigilância por parte das autoridades.

Geithner pretende que os produtos derivados sejam negociados nas bolsas e com intervenção do sistema de corretagem e que estejam cobertos por reservas de capital como acontece com os restantes produtos financeiros. Esta seria a forma de evitar os abusos que originaram perdas de biliões de dólares nas instituições financeiras de todo o mundo.

"A presente crise foi causada, em grande parte, pelo défice de supervisão nos mercados", afirmou esta madrugada o secretário de Estado do Tesouro, que pretende regulamentar, inclusivamente, os limites de produtos derivados que cada instituição poderá deter ou vender.

Segundo o jornal New York Times, a iniciativa da administração Obama foi bem recebida pelos congressistas históricos do Partido Democrata que têm competência sobre esta matéria.


« Voltar